Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-11-2007

Peteca. A moda do verão
Mesmo antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os nativos já jogavam peteca. Essa mania se espalhou pelo litoral capixaba
Peteca. A moda do verão
Foto: José Rubens Brumana

Mesmo antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os nativos já jogavam peteca. Essa mania se espalhou pelo litoral capixaba graças à presença maciça dos mineiros que são os maiores praticantes desse esporte no país. Na praia de Itaóca, em Itapemirim, um grupo da capital Belo Horizonte jogavam animadamente esse jogo.

O engenheiro civil Saulo Henrique Goés dos Santos junto com sua família se dizem amantes do esporte. "A peteca está para os mineiros assim como a capoeira para os baianos. Trabalho no centro de BH e durante a minha folga do almoço que são de duas horas me reúno com demais amigos e jogamos num clube próximo durante uma hora diariamente e nos finais de semana vamos para o Clube dos Engenheiros, em Sabará, e jogamos a manhã toda, não sei viver sem a peteca" resume. Explica que o esporte é jogado numa quadra de 15,00 metros por 7,50 metros. A dimensão da rede é de 8 metros e a altura varia: masculino 2,43 e feminino 2,24.

O engenheiro informa ainda que a peteca é feita com penas afixadas em borrachas em camadas sobrepostas. O jogo é disputado em melhor de 3 sets ou 20 minutos, de doze pontos ou a combinar. Quem saca é que tem a vantagem do ponto, que deve levar 30 segundos para ser concluído ou a combinar antes dos jogos não oficiais, disse Saulo Góes, lembrou ainda que na capital existe um parque chamado Alto das mangabeiras que existem cinqüenta quadras de peteca e que nos finais de semana ficam todas lotadas.

Em Marataízes, por influência dos mineiros, na localidade de Lagoa Funda, a peteca é praticada diariamente por pescadores e agricultores, que atualmente desafiam e ganham dos mineiros propagadores do esporte na localidade.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir