Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-11-2007

Mantega vai ao Senado discutir redutor da CPMF
Ministro mudou a agenda e foi ao Congresso nesta manhã. Ele critica relatório de Kátia Abreu (DEM-TO).
Mantega vai ao Senado discutir redutor da CPMF
Foto: http://ima.dada.net

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta terça-feira (13), quando chegava ao Senado para uma reunião com aliados, que o governo discutirá com a base aliada a aplicação de um redutor na atual alíquota da CPMF, hoje fixada em 0,38% das movimentações financeiras. "Certamente, vamos discutir o redutor que alguns senadores gostariam que fosse implantado", disse na chegada ao gabinete do líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR).

Uma série de cenários de redução da alíquota do tributo está sendo levada para os senadores da base aliada. O objetivo da negociação é assegurar o número mínimo de votos na sessão decisiva desta terça na Comissão de Constituição e Justiça.

A redução da alíquota da CPMF deve ser efetivada por medida provisória.

O relatório de Kátia Abreu (DEM-TO), que pede a extinção da CPMF, será confrontado com o voto em separado do líder do governo, que defende o texto do Planalto, que prorroga a cobrança da CPMF até 2011.

O governo promove uma articulação que deve resultar na redução da alíquota da CPMF em, pelo menos, 0,02 ponto percentual em 2008, podendo a alíquota chegar a 0,30% em 2011. Mantega, no entanto, não quis avançar sobre os números.

Criticas ao relatório
O ministro da Fazenda também ironizou os números apresentados por Kátia Abreu para contestar a importante fiscal da arrecadação da CPMF. "Um proposta simplista, que não consegue ser comprovada. É muito fácil dizer que vou reduzir R$ 6 bilhões nos gastos dos ministérios, vou aumentar R$ 10 bilhões da receita. Você faz uma série de soluções simples que não tem fundamento na realidade", disse o ministro.

Ele ainda se mostrou confiante sobre a aprovação da CPMF na reunião desta terça na CCJ. Mantega não quis antecipar números, mas destacou que acredita que a nova proposta do governo deve resultar também na aprovação da CPMF no plenário. "Vamos conseguir os 49 votos. No mínimo, os 49", calcula.

O ministro de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, também participa da reunião.

Mantega vai ao Senado discutir redutor da CPMF. Ministro mudou a agenda e foi ao Congresso nesta manhã. Ele critica relatório de Kátia Abreu (DEM-TO).

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir