Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-11-2007

Fidel diz que Chávez pode ser assassinado
O líder cubano alertou para um possível 'assassino de aluguel do império'
Fidel diz que Chávez pode ser assassinado
Foto: Reuters

O líder cubano Fidel Castro advertiu nesta terça-feira (13) que seu colega venezuelano, Hugo Chávez, pode ser assassinado por "ordem do império ou da oligarquia", em um artigo publicado na imprensa local, no qual apóia seu aliado no desentendimento com o rei Juan Carlos da Espanha na Cúpula Ibero-Americana.

Segundo Fidel, "dadas as circunstâncias atuais e a vitória ideológica de grande trascendência de Chávez, um assassino de aluguel do império, um oligarga aviltado pelos reflexos que semeou a maquinaria de publicidade imperial ou um perturbado mental poderão dar fim a sua vida".

É impossível afastar-se da impressão de que o império e a oligarquia se esmerem por conduzir Chávez a um beco sem saída, colocando-o facilmente ao alcance de um disparo", acrescentou no texto publicado no jornal Granma.

Ao reiterar seu apoio e admiração pelo presidente venezuelano, mencionou o bate-boca ocorrido por ocasião da Cúpula Ibero-Americana, quando Fidel se referiu a um "Waterloo ideológico".

"Naquele momento, todos os corações da América Latina vibraram. O povo venezuelano comoveu-se ao viver de novo os dias gloriosos de Bolívar (o herói da independência Simón Bolívar).", escreveu Castro.

No mesmo texto, o líder cubano afirmou que "nunca antes havia ocorrido um diálogo desse tipo entre chefes de Estado e de governo, que em quase sua totalidade representam países saqueados durante séculos pelo colonialismo e pelo imperialismo. Nenhum acontecimento poderia ser mais didático."

Fidel diz que Chávez pode ser assassinado. O líder cubano alertou para um possível 'assassino de aluguel do império'. Ele também apoiou o presidente venezuelano no embate recente contra o rei espanhol.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir