Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-11-2007

Lula diz que não fará mais concessões para aprovar a CPMF
Para o presidente, existe uma enorme contradição sobre a CPMF dentro do PSDB.
Lula diz que não fará mais concessões para aprovar a CPMF
Foto: www.galizacig.com

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou nesta quarta-feira (14) fazer mais concessões para aprovar a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) no plenário do Senado.

"A proposta foi feita ontem pelo ministro Mantega e por conta disso a proposta foi votada na Comissão de Constituição e Justiça. É esse o acordo que vai para votação", afirmou o presidente, se referindo ao acordo feito pelo ministro da Fazenda na terça-feira (13).

O governo concordou em reduzir a alíquota da CPMF, hoje fixada em 0,38%, para 0,36% já em 2008, chegando a 0,30% das movimentações financeiras em 2011. O impacto na receita da União até 2011 chegará a R$ 20 bilhões, segundo estimativa do ministro da Fazenda, Guido Mantega.

PSDB
O presidente disse que há falta de sintonia dentro do PSDB por conta da divergência entre governadores e senadores tucanos.

"Certamente eu acho que há uma contradição enorme dentro do PSDB", disse o presidente Lula após almoço oferecido ao presidente de Guiné Bissau, João Bernardo Vieira. "Eu quero saber é: se os governadores do PSDB querem a CPMF, porque os senadores votariam contra? De qualquer forma pode ser que algum senador seja inimigo do governador e queira trabalhar contra. Mas se ele for um brasileiro de bom senso, que entenda as realidades dos estados, certamente, ele votará a favor", acrescentou.

O presidente nomeou cada um dos governadores tucanos que seriam favoráveis à prorrogação do "imposto do cheque": José Serra (São Paulo), Aécio Neves (Minas Gerais), Yeda Crusius (Rio Grande do Sul) e Cássio Cunha Lima (Paraíba).

Apesar de esboçar a suposta contradição entre as posições do PSDB, Lula rejeitou fazer um "apelo" ao bom senso dos tucanos para aprovar a proposta. "Não tem apelo à consciência do Congresso até porque não se faz política apelando", disse.

Lula diz que não fará mais concessões para aprovar a CPMF. Para o presidente, existe uma enorme contradição sobre a CPMF dentro do PSDB. Lula garante que não fará apelo ao Congresso para a aprovação da alíquota.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir