Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-11-2007

Baleia desencalha e desaparece no PA
Animal, que estava encalhado desde quarta-feira, sumiu na noite de ontem. Ibama suspendeu as buscas na região do Rio Tapajós.
Baleia desencalha e desaparece no PA
Foto: http://g1.globo.com/

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encerrou, na tarde desta sexta-feira (16), a operação para tentar encontrar a baleia da espécie Mink que havia encalhado na quarta-feira (14), em uma área tomada de lama da Floresta Nacional do Tapajós, em Santarém (PA).

O animal, de cinco metros, desapareceu na noite de quinta-feira (15) ao voltar para o Rio Tapajós. Desde a manhã desta sexta-feira, um helicóptero, uma lancha e vários barcos pequenos percorreram toda região, mas não localizaram a baleia.

Segundo os biólogos do Ibama ela pode estar subindo o rio, na tentativa de chegar ao Oceano Atlântico, pela costa do Pará ou Amapá. Os especialistas temem que a baleia não consiga sobreviver fora do habitat natural.

A baleia Mink percorreu mais de 850 km, do Oceano Atlântico, até chegar ao local onde encalhou. Segundo os biólogos do Ibama, o animal se perdeu da rota.

Baleia desencalha e desaparece no PA. Animal, que estava encalhado desde quarta-feira, sumiu na noite de ontem. Ibama suspendeu as buscas na região do Rio Tapajós.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir