Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-11-2007

Celso Athayde lança seu terceiro livro durante o Circo Hutúz
Idealizador do festival de hip hop fala sobre o envolvimento das mulheres com o tráfico de drogas
Celso Athayde lança seu terceiro livro durante o Circo Hutúz
Foto: http://ego.globo.com

Celso Athayde aproveita o embalo do Circo Hutúz para lançar seu terceiro livro, "Falcão" Mulheres e o Tráfico", em parceria com MV Bill. Idealizador do maior festival de hip hop do país, o produtor musical garante que a publicação, com 274 páginas, vai causar barulho. E adianta: um documentário sobre o tema já é editado e está previsto para março de 2008.

"São assuntos muito contundentes, que muita gente não conhece. Com certeza, vai mexer com a sociedade", aposta Celso.

OITO ANOS DE PESQUISA
O livro é um desdobramento de "Falcão" Meninos do Tráfico", documentário exibido pelo "Fantástico", em 2006, que também tem a sua versão em livro. Há oito anos, Celso e MV Bill começaram a filmar imagens dos shows que faziam e, com mais de 600 horas de gravação, descobriram outros conceitos sobre um universo que já conheciam.

"Percebemos que tínhamos um material grande, que poderia gerar muitos documentários diferentes", lembra Celso.

O primeiro deles teve a preocupação de mostrar o que sentem e como pensam os meninos envolvidos com o tráfico. São eles os responsáveis por 80% da mão-de-obra ligada ao comércio ilegal de drogas.

"O nosso grande acerto foi a preocupação em humanizar esses meninos. Não investimos nas armas ou nas mortes, mas sim no que os garotos sentem".

Já em "Falcão" Mulheres e o Tráfico", Celso e MV Bill querem mostrar a ingerência das mulheres no mundo das drogas e as diferentes maneiras com que elas se relacionam com o tráfico. São casos de mulheres que trabalham no "movimento", que chefiam as bocas-de-fumo, e ainda daquelas que perderam seus filhos para a violência.

"São muitas variantes. Não temos a pretensão de falar por elas, apenas de registrar o que vimos", acrescenta Celso.

O livro será lançado no dia 26, às 19h, no Cine Odeon, no Rio. É o mesmo dia da abertura do Hutúz Filme Festival, que vai apresentar curtas, longas e clipes ligados ao hip hop.

Celso Athayde lança seu terceiro livro durante o Circo Hutúz. Idealizador do festival de hip hop fala sobre o envolvimento das mulheres com o tráfico de drogas

Fonte: http://ego.globo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir