Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-11-2007

Capitais perdem 45% da água em vazamento, indica ISA
Água perdida diariamente seria suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas. Campeã nacional nesse 'ranking' é Porto Velho, com 78,8% de perda.
Capitais perdem 45% da água em vazamento, indica ISA
Foto: http://www.lindoia.com.br

Quase metade da água produzida para abastecimento nas capitais brasileiras é desperdiçada antes de chegar às torneiras do consumidor. Os vazamentos na rede de distribuição das 27 capitais são responsáveis pela perda de 45% - 6,14 milhões de litros - da água retirada todos os dias dos mananciais que abastecem mais de 43 milhões moradores dessas cidades. A água perdida diariamente nas capitais seria suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas por dia.

Esses números integram o estudo Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário nas Capitais Brasileiras, do Instituto Socioambiental (ISA), baseado em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades. A nova versão do levantamento será divulgada no próximo dia 21.

A campeã nacional de desperdício é Porto Velho, com 78,8% de perda. A capital de Rondônia também é o município com menor cobertura de água, onde apenas uma pequena parcela da população tem acesso ao serviço. Brasília, com 27,3% e São Paulo, com 30,8%, são as que menos desperdiçam.

O levantamento aponta ainda que os moradores de Manaus são os que mais pagam pelo litro de água tratada: R$ 2,15. No outro extremo, está a população de Boa Vista: R$ 1,11. Apenas seis capitais - Goiânia, Palmas, Salvador, São Luís, Vitória e Belo Horizonte - atendem à totalidade de sua população com rede de distribuição de água. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Capitais perdem 45% da água em vazamento, indica ISA. Água perdida diariamente seria suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas. Campeã nacional nesse 'ranking' é Porto Velho, com 78,8% de perda.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir