Categoria Policia  Noticia Atualizada em 17-11-2007

Governo reprime com violência ato contra Putin em Moscou
Jovens foram detidos em protesto na capital russa. Grupo é contra tentativa de Putin de virar "líder nacional".
Governo reprime com violência ato contra Putin em Moscou
Jovens do movimento Rússia. Foto: Dmitry Kostyukov/AFP

A maioria dos russos se opõe à idéia de proclamar o presidente Vladimir Putin "pai da Nação", um papel que lhe permitiria ter uma influência na política nacional, após o fim de seu mandato presidencial em 2008, de acordo com pesquisa publicada sexta-feira.

A enquete foi feita pelo Centro Levada em 46 regiões russas, com 1.600 pessoas nos dias 9 e 13 de novembro.

"Hoje em dia, a idéia de transformar Putin no 'pai da Nação' não é aprovada" pela maior parte dos russos, declarou à imprensa Boris Dubin, chefe do departamento de pesquisas sociopolíticas do Centro Levada, citado pela agência de notícias Interfax.

Segundo Dubin, 45% dos entrevistados disseram se opor à idéia de fazer de Putin "um líder nacional que influa na situação da Rússia fora do âmbito dos poderes públicos". Outros 35% se pronunciaram a favor, e 20% disseram não ter opinião.

O presidente russo, Vladimir Putin, é apresentado cada vez mais como um líder nacional nos veículos de comunicação controlados pelo governo, à medida que se aproxima a eleição presidencial de março de 2008.

Governo reprime com violência ato contra Putin em Moscou. Jovens foram detidos em protesto na capital russa. Grupo é contra tentativa de Putin de virar "líder nacional".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir