Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-11-2007

Ciclone tropical intenso equivale a furacão
Sidr, que afetou a região de Blangadesh, foi classificado como ciclone tropical
Ciclone tropical intenso equivale a furacão
Ciclone atingiu a região sul de Bangladesh (Mapa: Arte/G1)

Os termos "furacão" e "tufão" são utilizados para designar fortes ciclones tropicais, como o Sidr, segundo informações da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos. De acordo com a organização, a escolha do termo depende da região onde ele é registrado -- no Oceano índico, próximo a Bangladesh (região afetada pelo Sidr), o termo mais comum é "ciclone tropical".

"Furacão é um ciclone tropical intenso, considerando sua velocidade e também os estragos causados", afirmou ao G1 Thiago Cotting, meteorologista do site ClimaTempo. "Todo furacão é um ciclone tropical, mas nem sempre a recíproca é verdadeira", comparou o especialista.

O Guia de Informação sobre Ciclone e Furacão, da Defesa Civil da Prefeitura do Rio, define ciclone como uma área de pressão de circulação fechada, com ventos convergentes e circulares, no centro da qual há um mínimo de pressão relativa. Esse mesmo guia diz que, no caso dos ciclones tropicais, o núcleo aquecido do sistema de baixa pressão atmosférica, que se desenvolve sobre as águas tropicais, se movimenta de forma circular e organizada.

Ciclone tropical intenso equivale a furacão, dizem especialistas. Termo utilizado depende da região afetada; entenda como eles se formam. Sidr, que afetou a região de Blangadesh, foi classificado como ciclone tropical.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir