Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 17-11-2007

Número de mortos por ciclone em Bangladesh passa de 1,7 mil
Ciclone chegou à costa coincidindo com a maré baixa e isso evitou uma catástrofe maior.
Número de mortos por ciclone em Bangladesh passa de 1,7 mil
Foto: http://dn.sapo.pt

O ciclone "Sidr" se desfez neste sábado (17), em Bangladesh, mas deixou mais de 1,7 mil mortos e mais de 3,2 milhões de desabrigados no país, de acordo com fontes oficiais. Entretanto, como há 1.000 pescadores ainda desaparecidos, o governo de Bangladesh diz acreditar que o número de vítimas pode passar de 2 mil.

Segundo os meteorologistas, o "Sidr" ("olho", em bengali), que por alguns momentos alcançou uma superfície quase do tamanho total de Bangladesh, foi o pior ciclone a atingir o país em um século, mas chegou à costa coincidindo com a maré baixa. Isso evitou uma catástrofe maior.

O resgate das vítimas é dificultado porque as linhas de telefone e a rede elétrica do país voltaram a funcionar somente em alguns pontos. Um funcionário do Centro de Controle do Ministério de Gestão de Desastres bengali disse que as equipes ainda estão tentando chegar a algumas áreas do litoral e ilhas próximas.

"O número de mortos continuará aumentando. O mais importante agora é fazer a ajuda chegar aos sobreviventes. A ajuda que for, seja nacional e internacional. É preciso levar comida (aos cidadãos)", afirmou uma porta-voz do centro.

Plano de evacuação
Os analistas se mostraram satisfeitos porque uma catástrofe maior foi evitada, graças aos planos de evacuação desenvolvidos há cinco anos e que tornaram possível que as autoridades alertassem a população para sair de casa com antecedência.

"Poderia ter causado uma catástrofe brutal se (o ciclone) tivesse coincidido com a maré alta", segundo a diretora do escritório de meteorologia, Samerendra Karmakar, que afirmou que os ventos de 233 km/h do ciclone marcam um triste recorde.

Ajuda internacional
Os Estados Unidos fretaram dois navios com helicópteros e equipes de assistência médica, a União Européia anunciou uma ajuda de 1,5 milhão de euros (US$ 2,2 milhões) e a Alemanha doará mais 500 mil euros.

A ajuda contribuirá para melhorar uma situação que agora é de pura desolação, já que o trabalho do Exército, da Marinha, da Guarda Costeira e da Polícia não são suficientes para atender às necessidades dos milhões de desabrigados.

Em alguns povoados do litoral, como Rajeswar, Rampal e Dublarchar, os sobreviventes continuam procurando seus parentes em campos, arbustos e canais, com a esperança de encontrar sobreviventes, informou a agência "UNB".

As áreas mais afetadas são as regiões litorâneas de Bagerhat (com 610 mortos), Barguna (362), Patuakhali (249) e Pirojpur (254), mas ainda não se sabe o destino de mais de cem embarcações que não conseguiram retornar ao porto com a chegada do ciclone.

Os funcionários temem os efeitos do ciclone no delta do Sundarbans, uma área pantanosa onde vivem várias espécies protegidas, como o tigre de Bengala, e onde milhares de pessoas tiveram que improvisar abrigos em função da falta de espaço nos cinco centros adaptados da região.

Desaparecidos
Uma equipe da Marinha conseguiu ter acesso a duas das cinco ilhas do delta do Rio Ganges, mas o relato foi desolador. Os sobreviventes disseram que centenas de moradores de outras ilhas tinham sido arrastados pelo mar.

O "Sidr" causou um aumento de cinco metros do nível do oceano em um país onde 60 milhões de pessoas vivem a menos de 10 metros acima do nível do mar.

No entanto, a situação não é nova para os bengalis. Nos últimos 125 anos, foram registradas 80 tempestades que deixaram mais de 2 milhões de mortos em Bangladesh.

Em 1991, 150 mil pessoas morreram, mas o mais grave tufão foi registrado em 1970, com 500 mil mortos.

Número de mortos por ciclone em Bangladesh passa de 1,7 mil. Atendimento às vítimas é dificultado pelo corte de energia elétrica no país. Ciclone chegou à costa coincidindo com a maré baixa e isso evitou uma catástrofe maior.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir