Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-11-2007

Japoneses caçam baleias corcundas pela 1ª vez desde 1963
Frota tem como objetivo caçar 50 dessas baleias. Quatro navios partirão em direção ao Pacífico Sul, para realizar a caça.
Japoneses caçam baleias corcundas pela 1ª vez desde 1963
Foto: Reuters

A frota baleeira japonesa parte neste domingo (18) do porto de Shimonoseki com direção ao Pacífico Sul, onde caçará baleias corcundas pela primeira vez desde 1963, quando se estabeleceu a moratória que proibiu sua caça, informou neste domingo o jornal "Japan Times".

A frota é composta por quatro navios liderados pelo Nisshin Maru, de 8.044 toneladas, e tem como objetivo caçar 50 baleias corcundas. Além disso, os navios japoneses vão caçar 935 baleias mink e 50 baleias fin.

Este tipo de caça é realizado no Japão com fins científicos, mas as críticas dos ecologistas se centraram na caça das baleias corcundas, uma das espécies favoritas dos amantes das baleias por sua forma característica e seu comportamento "brincalhão".

A empresa baleeira japonesa gerou uma forte oposição recentemente na Austrália, perto de onde os japoneses caçarão as baleias. O governo australiano chegou a lançar uma campanha no site de vídeos YouTube contra os baleeiros japoneses.

Japoneses caçam baleias corcundas pela 1ª vez desde 1963. Frota tem como objetivo caçar 50 dessas baleias. Quatro navios partirão em direção ao Pacífico Sul, para realizar a caça.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir