Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 18-11-2007

Crescente Vermelho fala em até 10 mil mortos em Bangladesh
O governo de Bangladesh fala ainda em pouco mais de 2,2 mil mortos. País começa a receber ajuda internacional.
Crescente Vermelho fala em até 10 mil mortos em Bangladesh
Foto: http://g1.globo.com

O número de mortos vítimas do ciclone Sidr que varreu na quinta-feira (15) o sul de Bangladesh poderá chegar a entre 5.000 e 10.000. A afirmação foi feita neste domingo (18) por dirigente da Cruz Vermelha local.

O governo de Bangladesh fala ainda em pouco mais de 2,2 mil mortos.

"O número de vítimas chega, por enquanto, a 3.000 mortos confirmados", disse Abdur Rab, dirigente da Cruz Vermelh em Bangladesh. "Podem passar de 5.000, mas abaixo dos 10.000", acrescentou, explicando que ainda não há um número de definitivo nas zonas mais remotas, de difícil acesso.

Há ainda milhares de pessoas desaparecidas e outras milhares que estão em estado desabrigados, por estarem sem chegar a saneamento, água potável, remédios e energia elétrica.

O ciclone Sidr foi classificado por muitos como um dos mais poderosos das últimas décadas, mas um plano de retirada da população prévia e o fato de o furacão ter tocado a terra durante a maré baixa evitaram uma catástrofe ainda maior. O Sidr arrasou tudo o que encontrou em seu caminho, com ventos de até 233 km/h, e causou uma alta das ondas em cinco metros, num país onde 60 milhões de pessoas vivem a menos de dez metros acima do nível do mar.

Ajuda internacional
Os Estados Unidos fretaram dois navios com helicópteros e equipes de assistência médica, a União Européia anunciou uma ajuda de 1,5 milhão de euros (US$ 2,2 milhões) e a Alemanha doará mais 500 mil euros.

A ajuda contribuirá para melhorar uma situação que agora é de pura desolação, já que o trabalho do Exército, da Marinha, da Guarda Costeira e da Polícia não são suficientes para atender às necessidades dos milhões de desabrigados.

Em alguns povoados do litoral, como Rajeswar, Rampal e Dublarchar, os sobreviventes continuam procurando seus parentes em campos, arbustos e canais, com a esperança de encontrar sobreviventes, informou a agência "UNB".

As áreas mais afetadas são as regiões litorâneas de Bagerhat (com 610 mortos), Barguna (362), Patuakhali (249) e Pirojpur (254), mas ainda não se sabe o destino de mais de cem embarcações que não conseguiram retornar ao porto com a chegada do ciclone.

Cruz Vermelha fala em até 10 mil mortos em Bangladesh. O governo de Bangladesh fala ainda em pouco mais de 2,2 mil mortos. País começa a receber ajuda internacional.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir