Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 18-11-2007

'Vou ter que começar do zero', diz comerciante
Incêndio atingiu Camelódromo da Uruguaiana na manhã deste domingo (18)
'Vou ter que começar do zero', diz comerciante
Foto: Dório Victor / G1

Com a loja totalmente destruída pelo incêndio que atingiu o Camelódromo da Uruguaiana, no Centro do Rio, na manhã deste domingo (18), o comerciante Plínio Francisco, 30 anos, não sabe o que fazer para recuperar o prejuízo.

"Trabalho aqui há 10 anos. Minha loja era de manutenção de produtos de informática. Era minha única fonte de renda. Não tem como eu ser reembolsado. Vou ter que começar do zero", disse Plínio, que é casado e pai de três filhos.

A realidade de Plínio é a mesma de vários comerciantes que tiveram seus boxes (lojas) destruídos pelas chamas. Segundo os camelôs, as lojas não eram asseguradas contra incêndio ou qualquer outro tipo de acidente. Para as vítimas, o jeito é planejar como voltarão à atividade novamente.

"Trabalho aqui há mais de 10 anos, desde que foi inaugurado o camelódromo. Minha loja era de produtos eletrônicos, e ficou totalmente destruída. É realmente um desastre, uma fatalidade. Não tenho palavras para expressar minha tristeza", disse uma comerciante, que não quis se identificar.

Muitos não desejam mais voltar a trabalhar no camelódromo. É o caso do comerciante Francisco Farias, 45 anos, que também teve a loja destruída pelo incêndio.

"Eu tinha uma loja de acessórios de celular aqui na quadra C há seis anos. Era meu único ganha-pão. Perdi uns R$ 6 mil em mercadorias com este incêndio. Não sei se volto a trabalhar aqui na Uruguaiana não. Estou com medo de outros incêndios. Eu só vivia disso, não sei o que vou fazer agora. Estou em choque", disse.

Sorte protege loja
Outros tiveram um pouco mais de sorte. A comerciante Helena Moreira Santana, 52 anos, tem uma loja na quadra C, mas o estabelecimento não foi atingido pelas chamas do incêndio.

"Graças a Deus a minha loja não foi atingida. Foi muita sorte. Mas fico muito triste em saber que muitos colegas perderam seus produtos. Aqui é o pão nosso de cada dia, é aqui que conseguimos tirar o sustento de nossas famílias. Fico muito triste por isso", disse.

'Vou ter que começar do zero', diz comerciante. Incêndio atingiu Camelódromo da Uruguaiana na manhã deste domingo (18). Chamas destruíram totalmente algumas lojas do local.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir