Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 19-11-2007

CELEBRANDO AS CORES DA VIDA
Bem, com o dia da consci�ncia negra chegando, achei que seria bacana escrever algo sobre cores (ra�as)
CELEBRANDO AS CORES DA VIDA
Foto: www.minerva.uevora.pt

Bem, com o dia da consci�ncia negra chegando, achei que seria bacana escrever algo sobre cores (ra�as). Os melhores pintores que existiram afirmaram que o segredo est� na mistura das cores. Portanto, no Brasil, o pintor Deus resolveu caprichar, as misturas s�o tantas que j� n�o existe nomes para cada uma delas existentes, elas ... as misturadas s�o apenas mesti�as, mas naturalmente que h� de se salvar as cores b�sicas, para que as misturas possam ter vida longa e em abundancia: s�o elas - negro, branco e vermelho.

O que eu andei percebendo no calend�rio � que sem querer os brancos tamb�m andam sofrendo discrimina��es: existe o dia 19 de Abril ... dia da consci�ncia vermelha (dia do �ndio), existe o dia 20 de Novembro dia da consci�ncia negra e perai... cad� o dia da consci�ncia branca? Esse dia n�o existe n�o. Tadinhos! Mas ser� o que? S er� que na terra brasilis ningu�m tem a consci�ncia limpa, ops! branca?

H� de se enfatizar que os �ndios j� foram os donos dessa terra, foram sim, at� o momento em que os brancos chegaram, mas por incr�vel que parece n�o existe o dia do ladr�o no Brasil. O crime para ser bom e ser not�cia tem de ser o crime do colarinho branco, pera l�. At� o sab�o em p� t� querendo distribuir o branco que a fam�lia merece, enfim... o branco s� � valorizado no hospital, nos jalecos � claro e no ano novo, dai d�-lhe branco em tudo que � pe�a de roupa, as mulheres brigam na C&A por uma blusinha 3Bs: branca, bonita e barata. Mas enfim, h� algum tempo ser branco era sin�nimo de status, mas hoje em dia at� aqui na Alemanha ser branco � sinal de palidez, e palidez � doen�a grave sabia.

Todos pagam minutos car�ssimos para ficar embaixo de luzes e pegarem assim uma corzinha. H� tamb�m aqueles que se enchem de spray, paninhos bronzeadores, tudo que faca a cor ficar mais escurinha. Mas na realidade, as pessoas esquecem de onde v�m a data 20 de novembro, esquece o grande vulto da hist�ria, esquecem a pequena cidade que abriga a valorosa serra da barriga, Uni�o dos Palmares, ALAGOAS.

Interior alagoano onde viveu no quilombo (na serra da Barriga) o Zumbi dos Palmares, quando ser negro e lutar pelos negros era algo de tremendo orgulho, o que deve continuar sendo ainda hoje. Atualmente temos a alegria de ver negros com cargos importantes, freq�entando universidades e crescendo no meio art�stico, pol�tico e social.

Queria descontrair o clima no inicio do texto e a data n�o � para nos separar: brancos, negros e vermelhos e sim, nos unir no amor de sermos hoje um dos paises mais pluri-raciais que existe no mundo e saber que essa uni�o � que eleva esse mesmo pa�s e faz sua hist�ria grande, aprendemos com essa hist�ria que n�o precisamos apontar culpados e muito menos nos envergonhar porque o tempo que passou levou a dor, mas n�o apagou os sonhos e esperan�as de milhares de cidad�os brasileiros que at� hoje lutam por igualdade racial e econ�mica. N�o esque�a que o maior de todos os pintores (DEUS) n�o queria uma aquarela de cores separadas, ele as queria juntas, misturadas, pois assim a obra final ficaria perfeita.

O Brasil inteiro, eu falo com a autoridade que tenho de ser uma brasileira nata, nascida no Rio e criada boa parte em Uni�o dos Palmares, tenho orgulho do valor da Serra da Barriga, da luta de um povo e por isso cumprimentamos todos os negros e mesti�os de todo o canto do pa�s pelo seu dia. Parab�ns! Sem voc�s nosso pa�s n�o teria gingado, alegria, f�, seria um pa�s opaco e sem gra�a. Parab�ns Uni�o dos Palmares por abrigar algo importante em nosso pa�s, que prefeitura n�o deixe essa comemora��o em branco... n�o ... que a deixe sim em NEGRO! Ou melhor que nos misture a todos... em muitas e muitas cores.

Fonte: A Autora
 
Por:  Olivia Barros Miranda    |      Imprimir