Categoria Ecologia  Noticia Atualizada em 19-11-2007

Tartarugas mortas em Marataízes
Tartarugas mortas por estrangulamento em redes de pesca são encontradas em Marataízes no final de semana
Tartarugas mortas em Marataízes
Foto: Lenilce Pontini

O gestor ambiental Francys Miranda, morador da praia da Cidade Nova, em Marataízes, foi procurado por moradores locais assustados com o aparecimento de quatro tartarugas mortas, na manhã do último domingo, espalhadas em uma área de aproximadamente cem metros de extensão. "As tartarugas eram da espécie Verde e apresentavam sinais de estrangulamento por redes de pesca, sendo que uma delas tinha linhas e pedaços de rede agarrados na nadadeira", registrou o ambientalista, que acionou a Pastoral da Ecologia de Marataízes para as providências cabíveis.

Wanderleia Campos, coordenadora da Pastoral da Ecologia, chocada com a situação, acionou a bióloga Maria Ferreira, executiva de base do Projeto Tamar no Sul do Estado, que se deslocou de Anchieta para Marataízes para a perícia e recolhimento dos animais. "Esta é a terceira vez, nos últimos seis meses, que aparecem tartarugas mortas por estrangulamento em redes de pesca nesta praia. Não sabemos o local em que ficam estas redes, pois observamos que os animais são trazidos pela força da maré. É um crime ambiental que nos entristece e preocupa muito", complementou a coordenadora da Pastoral da Ecologia.

Em Marataízes, a Praia da Cidade Nova é usada como berçário por tartarugas de várias espécies todos os anos. "Como a desova acontece geralmente nesta época do ano, aguardamos para entre a segunda quinzena de dezembro e a primeira semana de janeiro o nascimento de novas tartaruguinhas. Por medida de segurança, já contatamos o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Marataízes, Luciano Sansão, e passamos a previsão da data de nascimento. O secretário já se colocou à disposição para todo apoio e providências cabíveis quanto à segurança e demais cuidados com os ovos até o nascimento das espécies", frisou Francys Miranda.

A Pastoral da Ecologia de Marataízes promove para o próximo dia 26 deste mês de novembro, com apoio da Prefeitura local, um seminário com o tema Conscientização Ambiental Marinha, com palestras ministradas por vários ambientalistas e participação especial do Tamar. O evento será às 19h, no auditório do Centro de Convivência Renascer, que fica ao lado do prédio do Ministério Público de Marataízes. A entrada será gratuita, tendo como público alvo estudantes, ambientalistas, pescadores, a população que mora à beira mar e demais interessados no tema.

Seis das 21 bases do Tamar no Brasil estão localizadas no Espírito Santo, que abriga o único ponto no País com concentração de desovas da Tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), a espécie mais ameaçada de extinção em território brasileiro e uma das dez espécies de animais marinhos mais ameaçadas no mundo. O Estado também é o segundo maior ponto de concentração de desovas da Tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). Em menor quantidade, reproduzem-se também as tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata) e Oliva (Lepidochelys olivacea). O estado é ainda importante área de alimentação da Tartaruga-verde (Chelonia mydas).

    Fonte: Depto de Imprensa da Prefeitura de Marataízes
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir