Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2007

Baleia desaparecida é encontrada morta em rio do Pará
A baleia da espécie Minke, que há uma semana saiu do Oceano Atlântico e percorreu mais de 800 quilômetros pelos rios Amazonas e Tapajós
Baleia desaparecida é encontrada morta em rio do Pará
Foto: http://www.estadao.com.br

BELÉM - A baleia da espécie Minke, que há uma semana saiu do Oceano Atlântico e percorreu mais de 800 quilômetros pelos rios Amazonas e Tapajós, no oeste do Pará, foi encontrada morta hoje por moradores da comunidade São José, localizada às margens do rio Arapiuns, em Santarém. Doente, ela estava desaparecida havia três dias.

Três veterinários e uma bióloga do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) chegaram no começo da tarde ao local para fazer a necropsia do mamífero. A veterinária Ana Mello disse que somente com o exame será possível saber quando a baleia morreu e qual a causa.

O animal media cinco metros e meio e pesava seis toneladas. Chegou a se perder por duas vezes da equipe do Ibama, que monitorava de helicóptero sua rota errante pelos rios de água doce do Pará. No domingo, ela foi vista na comunidade de Jauarituba, no rio Tapajós, perto de Santarém. Tinha um ferimento no dorso, provavelmente devido a uma colisão com algum barco.

Baleia desaparecida é encontrada morta em rio do Pará

Fonte: http://www.estadao.com.br
 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir