Categoria Social  Noticia Atualizada em 20-11-2007

Eventos culturais marcam Dia da Consciência Negra.
Programação do feriado inclui manifestações e shows de música e dança. Mais de 260 municípios do país comemoram o feriado
Eventos culturais marcam Dia da Consciência Negra.
Foto: Agência

Mais de 260 municípios do país comemoram nesta terça-feira (20) o Dia da Consciência Negra. A programação inclui manifestações, shows e eventos culturais.

Na Bahia, a partir de 15h, a Coordenação de Entidades Negras promove a 28ª marcha Zumbi dos Palmares, em direção ao Terreiro de Jesus. Às 16h, está programada a 7ª Caminhada da Liberdade, organizada pelo Fórum de Entidades Negras. A passeata segue para o Pelourinho ao som de músicas de protesto que embalaram tradicionais blocos afros da capital. Às 18h, na Praça Municipal, o ator baiano Mário Gusmão será homenageado pelo bloco afro í"kánbi.

Cerca de 1,5 mil estudantes de escolas públicas municipais de Recife participam às 16h de uma caminhada pelas ruas do centro da cidade para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra. A mobilização é promovida pela Secretaria Municipal de Educação.

Em Manaus, há quatro anos é comemorada a Semana da Consciência Negra. As atividades sociais acontecem durante todo o dia e são organizadas de forma coletiva por 25 instituições. O evento também ocorre em diversos pontos de Macapá e inclui apresentações de capoeira, batuque e shows de dança.

Em São Paulo, militantes do movimento negro realizarão ato no vão do Museu de Arte de São Paulo. Chamado de Parada Negra, o ato terá como lema "um Brasil sem racismo, com oportunidades iguais para todos".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir