Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2007

Jovem teria mantido relações sexuais na cadeia para viver
Conselho Tutelar vai denunciar caso de adolescente de 15 anos presa com 20 homens. Autoridades policiais alegam
Jovem teria mantido relações sexuais na cadeia para viver
Foto: http://g1.globo.com

As autoridades policiais que colocaram uma jovem de apenas 15 anos durante um mês numa cela com 20 homens disseram que não havia uma ala feminina no presídio de Abaetetuba, no Pará. Para sobreviver, a garota foi forçada a manter relações sexuais com os detidos, segundo o Conselho Tutelar.

Os presos disseram que não concordaram com a decisão. "Isso é errado. A gente "falamo" que era errado e "falemo" que ela era de menor (...). Não quiseram escutar (...). Aí né, levaram ela pra lá e ainda bateram nela", disse um preso.

A garota foi detida por furto numa cidade no interior do Pará. O superintendente da Polícia Civil em Abaetetuba, Fernando Cunha, está com uma cópia da certidão de nascimento da adolescente. O documento prova que ela tem 15 anos. Mesmo assim, ele alega que não sabia que a jovem era menor de idade. "Se ela dissesse que era menor, seria dado um outro procedimento", afirmou.

Os presos foram transferidos para outra cadeia. Mas os representantes do Conselho Tutelar e do Centro de Menores não conseguem compreender como uma menor foi parar numa cela em companhia de mais de 20 homens. "Ela deveria ter sido apresentada aos pais, feito o termo circunstanciado na delegacia, e, então, no primeiro dia útil seria levada ao Ministério Público (MP), se fosse o caso, para apuração do ato infracional", disse Celina Hamoy, do Centro de Menores.

Os conselheiros conversaram com a adolescente e confirmaram que ela sofreu nas mãos dos presos. "Ela se submetia a abuso sexual (...) a manter relação sexual com os presos em troca de comida, porque até então ela não tinha parentes que tinham conhecimento da situação em que ela se encontrava", afirmou a conselheira Diva Andrade.

Os relatos da adolescente foram transcritos e serão encaminhados ao Ministério Público. Nesta quarta-feira (21), os conselheiros vão denunciar o caso a um promotor.

Jovem teria mantido relações sexuais na cadeia para sobreviver. Conselho Tutelar vai denunciar caso de adolescente de 15 anos presa com 20 homens. Autoridades policiais alegam que não havia cela para mulheres em Abaetetuba.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir