Categoria Policia  Noticia Atualizada em 21-11-2007

Líder religioso é condenado a 10 anos por estupro nos EUA
O polígamo Warren Jeffs foi declarado cúmplice no estupro de uma adolescente
Líder religioso é condenado a 10 anos por estupro nos EUA
Warren Jeffs durante o julgamento. Foto: Jud Burkett/AP

O polígamo Warren Jeffs, autoproclamado profeta de uma seita mórmon do sudoeste dos Estados Unidos, foi condenado a 10 anos de prisão, ao ser declarado cúmplice no estupro de uma adolescente em 2001.

Por ter sido condenado por duas acusações de cumplicidade, Jeffs, de 51 anos, terá que cumprir cinco anos de pena por cada um, de maneira consecutiva.

Além da condenação a 10 anos de prisão, Jeffs deverá pagar uma multa de US$ 38 mil, segundo o veredicto do juiz James Shumate.

Wally Bugden, advogado de Jeffs, disse que vai apelar da sentença.

O caso
Jeffs, líder da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos íšltimos Dias (IFSUD), foi acusado de usar sua influência religiosa para promover um casamento entre uma adolescente de 14 anos e seu primo de 19.

A jovem, Elissa Wall, testemunhou que tinha dito a Jeffs repetidamente que não queria se casar e que se incomodava com as relações sexuais com seu marido, Allen Steed.

Jeffs casou Wall e Steed em 2001, num motel próximo a Las Vegas (Nevada), um lugar onde se realizaram vários casamentos de fiéis da IFSUD.

"Warren Jeffs disse que se multiplicassem e voltassem a encher o planeta, e por isso é cúmplice de estupro", disse durante o julgamento o promotor Brock Belnap.

Há duas semanas, o juiz divulgou documentos judiciais nos quais Jeffs admitia a seus mais fiéis seguidores que Deus o considerava "mau", pelos atos "imorais" que tinha cometido.

Em conversas telefônicas, Jeffs admitiu que, desde os 20 anos, não voltou a exercer o sacerdócio dentro de sua igreja. Ele confessou que manteve atitudes imorais com uma de suas irmãs e uma de suas filhas, décadas atrás.

A IFSUD, principal grupo religioso polígamo do país, é uma dissidência da Igreja dos Santos dos íšltimos Dias (mórmons tradicionais), concentrada num enclave entre Utah e Arizona.

Líder religioso é condenado a 10 anos por estupro nos EUA. O polígamo Warren Jeffs foi declarado cúmplice no estupro de uma adolescente. O advogado dele disse que vai apelar da sentença.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir