Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2007

Tremores de terra assustam moradores do Ceará
Neste ano, 17 abalos já foram registrados em Nova Jaguaribara. Estudiosos tentam descobrir as causas dos abalos.
Tremores de terra assustam moradores do Ceará
Foto: http://g1.globo.com/

Os moradores de Nova Jaguaribara, no interior do Ceará, estão preocupados com freqüentes tremores de terra que afetam a região. Estudiosos tentam descobrir as causas dos abalos que assustam a população.

Sismógrafos, aparelhos que detectam movimentação de terra, foram instalados na cidade. Só neste ano, 17 abalos já foram registrados e um deles atingiu 2,3 graus na escala Richter, que vai até 9 graus.

Segundo Joaquim Ferreira, coordenador do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os tremores podem ter influência do maior açude no Ceará, inaugurado há cinco anos no local. "O próprio peso da água e a pressão da água pode provocar os sismos que são sentidos pela população", explica.

Com os tremores de terra, aumentou também o trabalho de monitoramento da barragem do açude. Pelo menos três vezes por semana, técnicos e engenheiros fazem vistorias para verificar se houve algum abalo na estrutura da parede, que suporta quase sete trilhões de litros d'água.

Mais de 300 aparelhos capazes de detectar abalos na estrutura foram instalados nas paredes do açude. "Até agora, a barragem não teve danos", afirma o engenheiro Lairton de Aquino.

Quem sofre são os moradores mais próximos da barragem. "Só não saímos porque não tem para onde", diz a dona de casa Francisca Rosa Almeida. Ela já chegou a dormir fora de casa quando a terra tremeu. Alguns moradores já pensam até mesmo em se mudar da cidade.

Tremores de terra assustam moradores do Ceará. Neste ano, 17 abalos já foram registrados em Nova Jaguaribara. Estudiosos tentam descobrir as causas dos abalos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir