Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2007

Deputada do partido de Chávez invade TV e ataca jornalista
A agressão a Gustavo Azócar aconteceu aproximadamente às 7h desta terça-feira
Deputada do partido de Chávez invade TV e ataca jornalista
Foto: http://g1.globo.com

Uma deputada do Movimento Quinta República (MVR), partido do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, invadiu a emissora TV Regional de Táchira (TRT), destruiu parcialmente o cenário de um programa e agrediu um jornalista.

A agressão a Gustavo Azócar aconteceu aproximadamente às 7h desta terça-feira (9h, em Brasília), minutos antes do início do programa. A pedido do jornalista, a TRT transmitiu ao vivo as imagens da deputada Iris Varela tirando o microfone ao jornalista e depois atirando cadeiras e proferindo insultos.

Em agosto, Azócar lançou o livro "História negra dos próceres vermelhos", que contém um capítulo que faz referência a acontecimentos da vida da deputada. A parlamentar o acusa de calúnia.

Após o ataque, Iris Varela disse às emissoras de TV que não processará judicialmente o apresentador do programa para evitar que a oposição possa dizer que o atual governo persegue os jornalistas.

"Sinto-me feliz pelo que fiz, sinto-me reivindicada porque todo o mundo sabe o que se passa. Não me arrependo de nada e onde encontrá-lo vou defender a minha honra", afirmou.

Liberdade de imprensa

De acordo com Gustavo Azócar, as informações contidas no livro são comprovadas e a deputada foi convidada em várias ocasiões pelo apresentador e pela direção do canal a exercer o direito de resposta, o que nunca se concretizou.

"Não é correto, chegou para agredir, atacou e forçou a entrada, acompanhada por quatro seguranças e um operador de câmara", disse Azócar.

Durante a transmissão, o jornalista responsabilizou a deputada Iris Varela, um companheiro de partido, Luis Tascón, o governador de Táchira, Ronald Blanco La Cruz, e o próprio presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pelo que eventualmente possa acontecer aos seus três filhos, mulher, mãe e a ele próprio.

"O programa continuará no ar, a menos que me dêem um tiro e matem, porque não me vão amedrontar", afirmou o Azócar. Nesta semana, a delegação da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) está em Caracas para analisar a liberdade de expressão.

Iris Varela é um das mais radicais defensoras do governo de Chávez. O trabalho da deputada já foi elogiado em diversas oportunidades pelo chefe de Estado venezuelano.

Durante um recente debate no Parlamento, Varela advertiu o canal televisivo de notícias Globovisión que encabeçaria uma ação destinada a "tomar" as instalações da emissora por divulgar mentiras contra o atual governo.

A agressão a Gustavo Azócar aconteceu aproximadamente às 7h desta terça-feira.

Deputada do partido de Chávez invade TV e ataca jornalista.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir