Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2007

Mil refugiados voltam por dia ao Iraque, diz governo
Retorno é atribuído a queda na violência, dificuldades de emprego e incentivos
Mil refugiados voltam por dia ao Iraque, diz governo
Foto: Reuters

BAGDÁ - Cerca de mil pessoas por dia estariam atravessando as fronteiras do Iraque para voltar para casa, depois de terem fugido da violência no país, de acordo com o ministério da Imigração iraquiano.

A maioria dos refugiados que voltam vem da Síria, e outros da Jordânia, país normalmente escolhido pelos iraquianos com melhor condição financeira.

Além da melhora na situação da segurança no país, estariam influindo no fluxo de volta a dificuldade dos iraquianos encontrarem emprego na Síriae os incentivos do governo iraquiano, de acordo com analistas da região .

Apesar da aparente melhora, a violência continua a deixar vítimas no Iraque. Nesta quarta-feira, pelo menos cinco pessoas morreram na explosão de uma bomba em Ramadi. O artefato foi disparado por um suicida que bateu de carro contra um tribunal na cidade, segundo a polícia.

O ataque marcou um retorno da violência à região, depois de meses de tranqüilidade por causa da colaboração de tribos sunitas com as forças militares americanas para combater militantes da Al-Qaeda.

Calcula-se que mais de 4,4 milhões de iraquianos ficaram desabrigados por causa da onda de violência que envolveu o país desde a invasão americana de 2003.

A agência de refugiados da ONU, a UNHCR, estima que até 45 mil iraquianos tenham voltado da Síria só em outubro, o primeiro mês do ano letivo no Iraque.

O número de refugiados que voltou da Jordânia, no entanto, deve ter sido muito mais baixo, e o país recebeu cerca de um milhão de iraquianos.

A população da Síria cresceu 10% com o fluxo de iraquianos refugiados, mas agora o governo sírio exige vistos para imigrantes do Iraque.

O governo do Iraque está oferecendo diversos incentivos para que os refugiados voltem ao país, como passagens de ônibus gratuitas e bolsas-família para refugiados internos.

Até o momento, 4,7 mil famílias já receberam os US$ 800 oferecidos para voltar para casa, e outras 8,5 mil se cadastraram para o programa.

Mil refugiados voltam por dia ao Iraque, diz governo. Retorno é atribuído a queda na violência, dificuldades de emprego e incentivos

Fonte: http://www.estadao.com.br
 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir