Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 21-11-2007

Com Negrini, "Cleópatra" é favorito do Festival de Brasília
40ª edição da mostra mais antiga do país começa nesta quarta-feira (21).
Com Negrini, "Cleópatra" é favorito do Festival de Brasília
Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (21), a capital federal recebe a 40º edição do Festival de Brasília, o evento cinematográfico mais antigo do país, que acontece até dia 29.

Na competição deste ano, destacam-se o badalado "Cleópatra", de Júlio Bressane, que traz Alessandra Negrini no papel principal, "Falsa loura", de Carlos Reichenbach, e "Chega de saudade", de Laís Bodanzky.

O favorito "Cleópatra", que estréia no festival na sexta-feira (23), traz no elenco, além de Negrini, Miguel Falabella, na pele de Júlio César. Filmado em Copacabana, no Rio, com fotografia de Walter Carvalho (de "Central do Brasil" e "Carandiru"), o longa é definido pelo cineasta como "uma visão lírica" da persona da última rainha do Egito antigo.

Já "Falsa loura" traz no elenco Rosane Mullholland, Cauã Reymond, Maurício Mattar e a Suzana Alves, que ficou conhecida na televisão como a Tiazinha. A trama de Reichenbach (de "Alma corsária") gira em torno de uma bela operária dividida entre o amor de dois músicos. A premií¨re no festival será no sábado.

A cineasta Laís Bondanzky (de "Bicho de sete cabeças") traz à competição "Chega de saudade"" com estréia no evento no domingo" que reúne histórias curiosas de freqüentadores de um salão de baile. No elenco estão Maria Flor, Paulo Vilhena e Cássia Kiss, além das veteranas como Betty Faria e Tonia Carreiro.

Também disputam o Candango de melhor filme os longas "Amigos de risco", de Daniel Bandeira, "Anabazys", de Joel Pizzini e Paloma Rocha, e "Meu mundo em perigo", de José Eduardo Belmonte.

Abertura e premiação
O festival foi inaugurado na noite de terça para convidados, com a exibição em cópias restauradas do curta "Brinquedos populares do nordeste", de Pedro Jorge de Castro, e do longa "Proezas de Satanás na vila do leva-e-traz", de Paulo Gil Soares. Ambos foram premiados em edições passadas da mostra, um em 1977, outro em 1967, primeiro ano da mostra.

Na próxima terça-feira (27), o público vai conhecer os premiados desta edição do Festival de Brasília, nas categorias melhor longa, curta em 35mm e em 16 mm.

O encerramento da mostra acontece na quinta seguinte, com a exibição hors-concours do clássico do Cinema Marginal "Dezesperato", de 1968, dirigido por Sérgio Bernardes.

Com Negrini, "Cleópatra" é favorito do Festival de Brasília. 40ª edição da mostra mais antiga do país começa nesta quarta-feira (21). Novos de Carlos Reichenbach e Laíz Bodanzky também disputam Candango.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir