Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2007

Estudantes se manifestam a favor e contra a reforma
Dezenas de milhares de estudantes venezuelanos se concentraram nesta quarta-feira em Caracas
Estudantes se manifestam a favor e contra a reforma
Foto: Juan Barreto/AFP

Dezenas de milhares de estudantes venezuelanos se concentraram nesta quarta-feira em Caracas, com demonstra��es a favor e contra a reforma socialista � Constitui��o, que ser� submetida a referendo no dia 2 de dezembro.

Vestidos com camisetas vermelhas e bon�s com inscri��es "Sim" e "Si-go com Ch�vez", dezenas de milhares de j�vens que ap�iam o governo concentraram-se na pra�a da Venezuela, em Caracas, para uma passeata de cerca de 5 km at� o pal�cio presidencial de Miraflores, onde o presidente venezuelano Hugo Ch�vez os receber� com um discurso, ao retornar da viagem feita � �sia e Europa.

Do outro lado, milhares de estudantes contr�rios � proposta de modificar a Carta Magna de 1999 encheram a Pra�a de Chaca�to, leste de Caracas. "N�o, n�o queremos uma ditadura como a cubana!", diziam, repetindo tamb�m um "por que n�o se cala?", ritmado, em alus�o ao bate-boca de Ch�vez com o rei da Espanha.

Comemora-se nesta quinta-feira na Venezuela o "Dia do Estudante" - anivers�rio das greves estudantis iniciadas em 1957 e que culminaram com a derrubada do ditador militar Marcos P�rez Jim�nez, em janeiro de 1958.

Emilio Negr�n, presidente da Uni�o Bolivariana de Estudantes (UBV), afirmou que mais de 90% dos estudantes ap�iam a reforma constitucional.

No entanto, nas elei��es de sexta-feira na Universidade Central da Venezuela, cen�rio de recentes incidentes de viol�ncia, a oposi��o arrasou as for�as governistas com mais de 8.000 votos estudantis contra a reforma e 2.000 a favor.

Dezenas de milhares de estudantes venezuelanos se concentraram nesta quarta-feira em Caracas.

Estudantes se manifestam a favor e contra a reforma constitucional na Venezuela.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir