Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 22-11-2007

LEMBRA DESTE ANO: 1969
Quando algu�m menciona este n�mero 1969, o que vem a sua mente? Lembrou de algo interessante? Quer uma ajudinha?
LEMBRA DESTE ANO: 1969
Pel� e seus 100 gols

Quando algu�m menciona este n�mero 1969, o que vem a sua mente? Lembrou de algo interessante? Quer uma ajudinha? S� para o leitor fazer um exerc�cio de mem�ria, fatos que ocorreram no ano de 1969: foi o ano em que o homem chegou a lua (isto foi em julho); nasceu o Linus Torvalds (criador do sistema operacional LINUX); aconteceu � introdu��o da cirurgia de ponte de safena praticada diretamente no homem; General Em�lio Garrastazu M�dici iniciou o seu mandato no dia 30 de outubro deste ano; Mais de 250 mil pessoas manifestam-se em Washington, pela paz no Vietn�. Conseguiram lembrar de lago mais interessante?

Tudo aconteceu, uns com mais outros menos import�ncia. Mas o fato que ofuscou os acontecimento anteriores pode ser narrado desta forma: era para ser uma quarta-feira como outra qualquer. A cidade do Rio de janeiro, o pa�s inteiro e o mundo s� comentavam uma coisa: VAI SER HOJE?

O palco para o Show: Maracan�, com mais de 100 mil pessoas, uma pena que hoje n�o comporte mais isso, com 65mil pagantes. Desta forma o maior est�dio do mundo estava lotado para ver ELE, em letras mai�sculas, o REI iria desfilar a sua eleg�ncia, habilidade, t�cnica e acima de tudo a sua genialidade.

Pel� neste dia tentaria marcar o mil�simo gol dele como jogador de futebol. Em um jogo empatado contra o Vasco, o Santos tentava ganhar a partida v�lida pelo torneio Roberto Gomes Pedrosa (Palmeiras campe�o e Edu (Am�rica) artilheiro da competi��o com 14gols). Santos todo ao ataque e de repente, aos 34 min do 2� tempo, P�NALTI.

A torcida fica incendiada, todos gritam o mesmo nome: "Pel�, Pel�", independente da torcida. Neste momento a na��o brasileira, independente do time que torcia, era um �nico time: PEL� FUTEBOL CLUBE. Ele se dirigiu para a marca do cal, pega a bola, o MARACA resolve ficar sil�ncio, e...

Neste momento transcreverei o relato do Rei: "O jogo parado, o est�dio inteiro calado. Eu, a bola e o Andrada. Naquela hora tive um terr�vel medo de falhar. Fiquei nervoso. Sabia que todos esperavam o gol. Pouca gente viu, mas fiz o sinal da cruz antes de cobrar o p�nalti".

Desta forma que Andrada (goleiro do Vasco) relatou aos rep�rteres do Brasil e do Mundo: "Naquele dia eu enfrentei o mundo. Em campo, n�o dava para escutar nem a respira��o dos torcedores. At� a torcida do Vasco torceu contra mim" S� est� frase do goleiro resumo como foi o momento. Pronto, o resto todo mundo sabe como foi. A imprensa invadiu o campo, tentando ouvir as primeiras palavras do Rei e por ai vai.

A �nica coisa que n�o pode acontecer � que na �ltima segunda-feira (19 de novembro de 2007), quando est� data comemorou 38 anos. N�o li, n�o ouvi e nem vi em boa parte da imprensa algum coment�rio sobre este dia grandioso do futebol tupiniquim. Um grande pa�s vive de mem�rias.

Ficha T�cnica da Partida
Data: 19 de novembro de 1969
Local: Est�dio do Maracan�
Hor�rio do mil�simo gol: 23h 23min
Gols: Santos - Pel� (p�nalti) e Ren� (contra); Vasco - Benetti
�rbitro: Manoel Amaro de Lima
Resultado Vasco 1, Santos 2
Atuaram pelo Santos: Aguinaldo; Carlos Alberto Torres, Ramos Delgado, Djalma Dias (Joel Camargo) Rildo; Clodoaldo, Lima, Manoel Maria Edu; Pel� (Jair Bala) e Abel.
Atuaram pelo Vasco: Andrada; Fid�lis, Moacir, Fernando, Eberval; Bougleaux, Ren�, Acelino (Raimundinho) Ad�lson; Benetti e Danilo Menezes (Silvinho).

***************

BATE � PRONTO

� O leil�o promovido pelo Zagalo n�o poderia ter acontecido, na opini�o os objetos que o velho Lobo poderia ser doado para cria��o de um MUSEU que contassem a historia do futebol nacional;

� Muito a mat�ria assinada pelo Thiago Fernandes (globoesporte.com) sobre o churrasco que a torcida do Flamengo estava fazendo na porta do Maracan�, para comprar ingresso para o jogo entre Flamengo e Atl�tico Paranaense do pr�ximo domingo;

� Alonso s� est� adiando a sua escolha do time que vai disputar o campeonato mundial de Formula 1 no ano que vem, daqui a pouco fica sem lugar ou vai correr em um time pequeno como fez o Damon Hill em 1997;

� Procuro saber nos principais site do estado do ES sobre o campeonato do ano que e o que encontro? Nada, at� no site da FES (Federa��o Capixaba de Futebol) tamb�m n�o tem noticias alguma.

Obs.: Est� coluna foi escrita antes do jogo: Brasil x Uruguai.

Fonte: O Autor
 
Por:  Leandro Gomes Barbieri    |      Imprimir