Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-11-2007

Policiais revistam alunos em escolas do Paraná
Patrulha Escolar orienta alunos em unidades de ensino. Professora diz que, quando pais e diretores solicitam, mochilas são revistadas.
Policiais revistam alunos em escolas do Paraná
Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Em busca de produtos ilícitos e "não-didáticos", policiais militares revistam mochilas e objetos pessoais de alunos de escolas estaduais do Paraná. Na última terça-feira (20), foram recolhidos, em três unidades de ensino, 21 carteiras de cigarro, 17 pincéis atômicos, três tesouras com ponta, dois baralhos, além de 180 celulares e 20 aparelhos de MP3 e MP4. No total, foram revistados aproximadamente 900 alunos.

A ação faz parte do trabalho da Patrulha Escolar, coordenada pela Polícia Militar e pela Secretaria Estadual de Educação. Segundo a professora Margarete Lemos, da secretaria, a patrulha existe desde 2004 e as atividades são realizadas após aprovação dos pais dos alunos, da direção da escola, do Ministério Público e da Justiça. "A ação é aprovada pelos pais. Nós, inclusive, recebemos a solicitação para que as revistas aconteçam com maior freqüência."

O tenente Wagner de Araújo, que coordenou a ação na terça-feira, diz que, além da revista, a Patrulha Escolar também faz palestras e orienta os alunos. "Nosso trabalho é preventivo. Eventualmente, atendendo pedidos de pais e diretores, nós realizamos a revista", afirma. "O material não-didático, que pode ser usado em caso de briga, por exemplo, é recolhido e devolvido ao aluno depois que a operação na escola termina. O que é ilícito, como drogas e armas de fogo, é apreendido e o aluno é encaminhado para a delegacia responsável."

Araújo diz que orienta alunos a não levarem aparelhos de MP3 e MP4 e celulares para a escola. "São produtos que chamam a atenção de criminosos", comenta.

De acordo com ele, as visitas acontecem "de surpresa". "Depois da aprovação, não comunicamos a data da operação à direção da escola. Nem os alunos sabem. Assim, o trabalho não é prejudicado", explica Araújo.

Policiais revistam alunos em escolas do Paraná. Patrulha Escolar orienta alunos em unidades de ensino. Professora diz que, quando pais e diretores solicitam, mochilas são revistadas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir