Categoria Educação  Noticia Atualizada em 25-11-2007

140 mil disputam primeira fase da Fuvest neste domingo
O estadao.com.br acompanhará o dia de prova, com notícias, comentários e o gabarito dos exames
140 mil disputam primeira fase da Fuvest neste domingo
Foto: http://www.vestibular1.com.br

SíO PAULO - Começa neste domingo, às 13 horas, a disputa pelas 10.552 vagas da Fuvest, o vestibular mais concorrido do País. Apesar desse título, diminui a cada ano o número de inscritos e, conseqüentemente, a relação candidato-vaga. Neste ano, 140.999 jovens se inscreveram para a prova, 2 mil a menos que em 2006. O curso mais concorrido é o de Jornalismo, com cada lugar sendo disputado por quase 45 estudantes.

Este será o segundo ano em que o exame terá 10% das questões com abordagem interdisciplinar, dentre as 90 de múltipla escolha. No ano passado, alguns professores criticaram a novidade dizendo que as perguntas, no máximo, juntavam duas disciplinas. "A Fuvest aprimorou essas questões, mas elas foram avaliadas positivamente por nós", disse a pró-reitora de Graduação da USP, Selma Garrido Pimenta.

A medida faz parte do programa de inclusão da USP (Inclusp), assim como o bônus de 3% dado a alunos de escolas públicas na primeira e na segunda fases. Mesmo assim, diminuiu neste ano o número de estudantes da rede pública entre os inscritos. A queda foi de 6%, como mostrou o Estado.

Especialistas acreditam que isso está ligado à criação do Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, que dá bolsas em faculdades privadas.

Em 2008, a Fuvest inicia a segunda fase do Inclusp, com o chamado vestibular seriado. A idéia é realizar provas ao fim de cada ano do ensino médio público e incorporar essas notas ao exame.

Atrasos
A Fuvest não tolera atrasos e os vestibulandos devem chegar cerca de uma hora antes aos locais de prova. Os portões serão abertos às 12h30. Mais de 88 mil candidatos são da capital e os demais, do interior do Estado.

Eles disputam 10.302 vagas na USP, 100 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e 150 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Além das interdisciplinares, as outras questões serão divididas entre português, matemática, história, física, geografia, química, biologia e inglês. Todas serão em forma de teste, com cinco alternativas, e valem um ponto cada uma.

A Fuvest deve divulgar gabarito oficial das provas a partir das 19h. O Curso Objetivo promete resolução online do exame a partir das 18h, e o estadao.com.br acompanhará o dia de prova com notícias, comentários, vídeos e reportagens da Rádio Eldorado.

A nota de corte - quantidade mínima de acertos para passar para a segunda fase - será divulgada em dezembro.

No dia 14, sai a lista oficial de aprovados na primeira fase, que farão as novas provas entre 6 e 10 de janeiro. A segunda fase tem questões dissertativas e a redação.

A relação dos aprovados será divulgada no dia 7 de fevereiro.

140 mil disputam primeira fase da Fuvest neste domingo. O estadao.com.br acompanhará o dia de prova, com notícias, comentários e o gabarito dos exames

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir