Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-11-2007

Casagrande aposta em acordo com PSDB para aprovar CPMF
Governo tem mantido contatos com governadores do PSDB
Casagrande aposta em acordo com PSDB para aprovar CPMF
Foto: www.deputadoberaldo.com.br

O l�der do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES), disse acreditar que um acordo com o PSDB pode garantir aprova��o da prorroga��o da Contribui��o Provis�ria sobre Movimenta��o Financeira (CPMF) at� 2011.

"Na minha opini�o, o melhor caminho para aprovar a CPMF ainda � o governo insistir num acordo com o PSDB", afirmou Casagrande, segundo a Ag�ncia Brasil. Para aprovar a prorroga��o da CPMF, o governo precisa de 49 votos.

No entanto o l�der tucano, Arthur Virg�lio Neto (AM), considera que o tempo para conversas com o governo sobre CPMF j� passou. "N�s propusemos uma negocia��o honesta, e eles n�o toparam", disse o parlamentar.

Para aprovar a CPMF, o governo tem mantido contatos com governadores do PSDB. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acelerou as negocia��es para resolver pend�ncias represadas dos estados e intensificou o di�logo com governadores.

Apesar de o novo presidente do PSDB, senador S�rgio Guerra (PE), ter declarado que o partido n�o dar� nenhum voto favor�vel � CPMF, o ministro conta com o cacife de governadores para influenciar os senadores da legenda.

Os contatos telef�nicos, principalmente, com o governador de S�o Paulo, Jos� Serra (PSDB), t�m sido permanentes e a expectativa � de que Serra, de olho nas elei��es presidenciais, ter� poder de influ�ncia sobre senadores de estados menos influentes - o partido n�o tem senador por S�o Paulo.

Mesmo tendo feito um discurso cr�tico no Congresso do PSDB, o governador de Minas Gerais, A�cio Neves, � apontado tamb�m como um aliado na vota��o da emenda. N�o est� descartado nem mesmo o voto do senador Eduardo Azeredo (MG), denunciado pelo Minist�rio P�blico na semana passada.

Para o vice-l�der tucano, �lvaro Dias (PR), "os governadores est�o agindo com muita habilidade". "Eles mant�m a estrat�gia da boa vizinhan�a com o presidente Lula, por quest�es administrativas de rela��o com o governo, e n�o nos abordam sobre a CPMF", disse.

Casagrande aposta em acordo com PSDB para aprovar CPMF. Governo tem mantido contatos com governadores do PSDB. Para l�der tucano, tempo para conversas j� passou.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir