Categoria Concursos  Noticia Atualizada em 26-11-2007

Direção do Cefet admite outros problemas em concurso anulado
Candidatos enviaram mensagens ao G1 informando sobre irregularidades. Presidente da comissão de concursos admite que empresa responsável
Direção do Cefet admite outros problemas em concurso anulado
Foto: http://www.incubadora.cefet-rj.br

A direção do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ), que decidiu anular o concurso que deveria ter sido realizado na manhã de sábado (24), no Maracanã, na Zona Norte do Rio, reconhece que houve problemas no dia da aplicação das provas e pretende marcar nova data para dezembro ou janeiro. Candidatos denunciaram irregularidades.

Além do sol batendo em alguns setores do estádio, que teria motivado a anulação do concurso, candidatos mandaram várias mensagens para o G1 alegando outros problemas e irregularidades. Nas denúncias, eles afirmam que os envelopes com as provas não estavam lacrados. Algumas pessoas reclamaram também do uso de celulares e aparelhos de MP3 e até de apostilas para consultas, sem que fossem repreendidos pelos fiscais.

"Como uma empresa venceu a concorrência para organizar tudo, preferimos não interferir diretamente. Mas, na próxima prova, vamos acompanhar a elaboração do concurso mais de perto, para evitar esses transtornos", afirmou o presidente da Comissão de Concursos do Cefet-RJ, Luiz Eduardo Laranjeira da Silva, admitindo falhas da empresa responsável.

Laranjeira acredita que os candidatos tenham usado celulares depois que ficaram sabendo que a prova havia sido anulada. "A prova não chegou a ser autorizada. Conversamos com os organizadores e todos concordaram em anular, já que não havia possibilidade de remanejamento", disse, embora admita que o comunicado oficial tenha sido feito aos candidatos "entre 10 e 15 minutos depois" da decisão, devido a um problema técnico com os microfones.

O presidente da comissão considerou suficiente os cerca de 400 ficais que ficaram responsáveis pelos 30 setores com aproximadamente 7 mil candidatos. Ele garante que todos os candidatos que pagaram a taxa de R$ 25 terão seus nomes garantidos para a próxima prova e serão comunicados da nova data.

A direção do Cefet pretende, no entanto, usar um novo espaço para o concurso. "Como a experiência no Maracanã não foi muito boa, vamos tentar a Uerj ou a sede do próprio Cefet, que tem capacidade para 3 mil pessoas".

Trechos de algumas denúncias feitas pelos candidatos:
1- "Em vários setores, nenhum fiscal pedia documentos. Com isso alguém podia fazer a prova no lugar do outro...E depois, faltando 10 minutos para começar a prova (07h50), eles começaram a entregar a prova, mas ela era nominal. Então, eles tinham que ficar gritando o nome das pessoas para receber a prova...Imagina entregar 200 provas em apenas 10 minutos? Aí deu 8h30, só metade do Maracanã tinha recebido e quem já havia recebido estava fazendo a prova em grupo e dando resposta no celular na frente do fiscal."

2" "Eu estava no Maracanã nesta manhã a fim de fazer a prova para o provimento do cargo de Assistente em Administração, e gostaria de esclarecer que o motivo do cancelamento não foi apenas o fato de os candidatos ao cargo de bibliotecário ficarem no sol, e sim a desorganização, que é de assustar até quem nunca prestou outro concurso público. Eu estava no Setor 25, e lá vi pessoas, que já haviam recebido a prova usando celular, consultando livros e fazendo questões com auxílio de outros candidatos. Além disso, muitas pessoas ficaram sem receber suas provas."

3" "As provas, que deveriam ser entregues aos alunos, não estavam em ordem alfabética.Isso atrasou o processo de tal forma que por volta das 8h30, ou seja, meia hora após o horário previsto para o início do exame, grande parte dos candidatos não haviam recebido o material com as questões."

4" "Chegando ao meu setor, não havia qualquer organização, e os fiscais distribuíam as provas (que eram nominais e não estavam em envelope lacrado) chamando os candidatos em voz alta. Enquanto isso, conforme os candidatos recebiam a prova já começavam a fazê-la antes dos demais e sem nenhuma fiscalização, alguns inclusive utilizando-se de celulares e debatendo as questões em grupo. Além disso, foi permitido aos candidatos que não haviam pagos a inscrição do concurso, realizarem a prova assim mesmo."

Direção do Cefet admite outros problemas em concurso anulado. Candidatos enviaram mensagens ao G1 informando sobre irregularidades. Presidente da comissão de concursos admite que empresa responsável cometeu erros.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos Estevão de Freitas    |      Imprimir