Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-11-2007

Aliados de Chávez ironizam opositores
Anúncio veiculado em jornal diz que oposição 'espremeu' protesto de 5ª feira
Aliados de Chávez ironizam opositores
Foto: Juan Carlos Solorzano/AP

Provocada por declarações da oposição na marcha que tomou o centro de Caracas, na quinta-feira (29), a campanha em favor das mudanças à Constituição propostas por Hugo Chávez respondeu com ironia.

Em um anúncio de página inteira na edição desta sexta-feira (30) do jornal "El Nacional", uma foto mostra que a oposição montou seu palco para o evento a mais de 100 metros da estátua de Bolívar, onde de fato termina a aveninda de mesmo nome. O texto que acompanha a foto pergunta que motivos teriam os oposicionistas para isso, alegando que foi uma forma de "espremer" os militantes fazendo parecer que havia mais gente no evento.

A quantidade de pessoas reunidas pela posição também foi ironizada em redes de TV estatais. Numa delas, um entrevistado ignorava que a avenida de fato estava completamente tomada de pessoas. E dizia que havia "cerca de 500 pessoas".

Nenhuma estatística oficial de participação foi divulgada. Mesmo as agências internacionais limitaram-se a dizer que havia dezenas de milhares de pessoas, sem citar um número definido.

O G1 está na Venezuela para acompanhar o referendo do próximo domingo (2), que vai decidir pela aprovação, ou não, das mudanças à Constituição sugeridas pelo governo de Hugo Chávez.

Pelo Sim
Os militantes a favor da reforma constitucional, a quem a mídia privada do país se refere como "oficialistas", vão finalizar nesta sexta-feira sua campanha no mesmo local onde se reuniram um dia antes os opositores. A concentração pelo Sim acontece a partir das 14h (16h em Brasília), na avenida Bolívar.

Ao contrário do que fez a oposição, entretanto, os defensores de Chávez não vão realizar marchas, mas apenas vão se concentrar no local, fazendo o que as TVs estatais chamam de "onda vermelha". O ponto alto do encontro vai ser um discurso do presidente Hugo Chávez, marcado para as 16h locais (18h em Brasília).

Este momento é importante para Chávez usar seu poder de mobilização. As últimas pesquisas divulgadas no país mostraram um grande vanço da intenção de voto pelo Não. O carisma de Chávez é a estratégia que o governo pretende usar para reverter este quadro e garantir a vitória no referendo.

Aliados de Chávez ironizam opositores. Anúncio veiculado em jornal diz que oposição 'espremeu' protesto de 5ª feira. Intenção seria dar a impressão de que havia mais gente no evento.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir