Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-12-2007

Árvore de Natal da Lagoa é inaugurada
Com 37 metros a mais do que no seu primeiro ano de existência.
Árvore de Natal da Lagoa é inaugurada
Foto: G1

Com 37 metros a mais do que no seu primeiro ano de existência, em 1996, a árvore de Natal da Lagoa - 85 metros e 530 toneladas - encantou a multidão de cariocas, fluminenses e turistas que, na noite deste sábado (1º), abarrotou o Parque do Cantagalo, na Lagoa, na Zona Sul do Rio. Alguns esperavam pelo início do concerto de inauguração, marcado para as 20h, desde as 15h, como a aposentada Josefa Rodrigues, de 69 anos.



"Eu vim da Lapa (no Centro) e ainda não tinha quase ninguém na hora que eu cheguei. Venho desde o primeiro ano, e virei até não conseguir mais", disse a aposentada, que mora na Lapa, no Centro da cidade.



Queima de fogos
A árvore foi inaugurada com concertos da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob regência de Marcos Arakaki, acompanhados do Coral da Fundação Bradesco, Fafá de Belém, Ivan Lins, Marcos e Paulo Cesar Valle. No fim da apresentação, uma queima de fogos seguida do espetáculo de luzes e água na árvore de Natal.

A dona de casa Creusa Moreira, de 47 anos, contou que vale a pena sair de casa para conferir a abertura do Natal na Zona Sul do Rio. A filha dela participa do coral que se apresentou. "Saí de Duque de Caxias com minha filha Bruna e meu marido. Viemos de ônibus, mas chegamos cedo", disse ela, que levou sua cadeira de praia para garantir um lugar na platéia.



Parte da tradição
Para Jorge Nasser, um dos responsáveis pela organização da festa, a árvore já faz parte da tradição da cidade. "Crescemos três metros da árvore anterior. Isso faz dela a maior árvore flutuante do mundo, registrada no Guiness Book, o livro dos recordes", orgulha-se.

Segundo os organizadores, a festa é o terceiro maior evento da cidade, ficando atrás do Carnaval e do Réveillon.

A árvore fica perto do Parque do Cantagalo até a madrugada de segunda. Depois ela vai para as proximidades da Curva do Calombo, onde fica até depois do Natal, no dia 26 de dezembro. Em seguida, será deslocada para perto do parque dos Patins, onde fica até dia 6 de janeiro, quando será apagada.



Fonte: G1
 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir