Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 03-12-2007

AS ELITES E OS COMPANHEIROS
Not�cia velha que n�o morre, no fazend�o: o chefe do desgoverno falou alguma bobagem sobre a CPMF "para o pessoal saberem".
AS ELITES E OS COMPANHEIROS

Not�cia velha que n�o morre, no fazend�o: o chefe do desgoverno falou alguma bobagem sobre a CPMF "para o pessoal saberem". Assim mesmo, desse jeitinho, entre aspas. Ou com o costumeiro "(sic)" depois da inf�mia perpetrada contra o idioma. Engra�ado que, antes disso, o seu antecessor no Planalto, numa conven��o do PSDB, havia rasgado a fantasia da atual gangue de analfabetos - que de burros n�o t�m nada - chamando aten��o para a falta de educa��o formal no fazend�o, e em especial pelo desapego ao tema demonstrado pelo pr�prio (e atual) chefe do esquema. Foi o bastante para que a massa de deserdados e os costumeiros baba-ovos ca�ssem de pau em cima do ex-presidente, at� legitimando, de certa forma, a ultrajante afirma��o entre aspas da segunda linha desse texto.

Libriano da gema e observador atento do que se passa no fazend�o, n�o tive como deixar de entender os dois lados. Foi at� f�cil: um lado insiste em tentar nivelar as coisas por cima, tentando puxar (agora, que � oposi��o) os desvalidos para o alto. O outro, ciente e satisfeito com sua mediocridade, resignado com sua impossibilidade nesta vida de conquistar algo de valia que n�o seja por meio de esquemas escusos e conversa mole, faz quest�o de nivelar tudo por baixo - at� mesmo a cada vez mais sofrida l�ngua p�tria.

Por que os dois lados est�o certos e ao mesmo tempo errados? Porque a atual oposi��o, conhecida como "a zelite" pela "cumpanheirada" que a criticava dia e noite, viu que a situa��o se deteriorava a cada dia, durante seu tempo no poder. N�o se mexeu para reverter o quadro. Pelo contr�rio: acreditou piamente no inquebrant�vel poder da express�o "� assim mesmo", pronunciada a cada 0,4 segundos no territ�rio do fazend�o, e tratou de faturar o m�ximo poss�vel antes da inevit�vel deb�cle.

Do outro lado da equa��o - e se alguma coisa me restou do ensino dessa maldita mat�ria chamada �lgebra � que o objetivo b�sico da resolu��o de uma equa��o � conseguir o mesmo valor para os dois lados separados pelo sinal de "igual" - constatamos que Aquele Que Nada Sabe e seus asseclas, sedentos de um melado nunca comido, se esqueceram de todas as promessas, de todos os ideais, de todas as convic��es quando viram aquele maravilhoso pote e decretaram: primeiro, a gente se lambuza. Depois, a gente v� o que d� e se d� pra fazer. Enquanto isso, o IDH - �ndice da Desgra�a Humana - calculado pela ris�vel ONU nos coloca no papel de o pior entre os melhores. N�o podia ser de outra forma: saneamento b�sico para todos, no fazend�o, s� depois do ano 2112. E aqueles que vinham para mudar tudo isso n�o fazem nada, dizem que n�o d� pra mudar 500 anos em apenas quatro, ou oito. Vai ver que � isso: como a maior parte n�o sabe ler, n�o deve conhecer JK, aquele dos 50 anos em 5.

Aqueles que j� estavam, como Papai Noel, com o saco suficientemente cheio pelas promessas n�o cumpridas pelos governos anteriores se juntaram aos setenta e cinco por cento da popula��o do fazend�o, composta de analfabetos funcionais - que entre outras coisas n�o sabe onde fica o Brasil no mapa-m�ndi, acha que o Sol � que gira em torno da Terra, que � incapaz de um racioc�nio l�gico simples, que n�o sabe seguir os passos de uma receita de bolo - e achou que era hora de ter esperan�a numa virada de onda.

A onda virou, e quem nunca comeu melado realmente comeu, se lambuzou mas ainda n�o se fartou. Quer muito mais, e se ap�ia no fato de que a turba acha que quem est� l� em cima "� um igual". Ao mesmo tempo, com a pseudo-oposi��o ensaiando passos politicamente incorretos, como foi considerada a (corret�ssima, ali�s) afirma��o do Mulatinho sobre o desavergonhado proselitismo aped�utico d'Aquele Que Nada Sabe e com u'a malta de "estudantes" amestrados pelo dinheiro p�blico, o chefe da gangue sabe que n�o tem nada a temer. Cofia a barba, ajeita o terno de grife e diz, seguro de si, que "a UNE � no�a" e segue em frente, mesmo porque vem um terceiro mandato a� em frente.

Ou voc� n�o acredita? Futebol � bola na rede, leitor(a). Ali�s, recomenda��es a toda a "cumpanheirada" corinthiana que voc� porventura conhe�a, nesta data. � pra l� que o fazend�o est� indo, tamb�m. De repente, j� est� l� e voc� nem percebeu.

Fonte: O Autor
 
Por:  Claudio Lessa    |      Imprimir