Categoria Policia  Noticia Atualizada em 04-12-2007

Adolescentes presos se rebelam em SP.
Carcereiro foi feito refém em rebelião de cinco jovens e 16 presos em Rinópolis. Entre as reivindicações está a transferência dos adolescentes para Fundação Casa
Adolescentes presos se rebelam em SP.
Foto: AP

Cinco adolescentes e 16 presos renderam um carcereiro e fizeram um outro detento refém em uma rebelião na cadeia pública de Rinópolis, cidade da região de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. A rebelião começou por volta das 16h desta segunda-feira (3) e, até a manhã desta terça-feria (4), os reféns continuavam em poder dos rebelados.

Entre as reivindicações do grupo estão a transferência dos adolescentes para a Fundação Casa, antiga Febem. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que menores de 18 anos só podem ter a liberdade restringida como parte de um tratamento sócio-educativo em uma instituição adequada para isso. Os responsáveis pela cadeia dizem ter autorização da Justiça de Tupã para permanência dos adolescentes no local. Eles estão na cadeia desde setembro de 2006.

Além da transferência dos adolescentes, o grupo pede também aumento no horário de visitas e banho de sol, além da transferência de alguns dos detentos já condenados para penitenciárias da capital. As negociações estão sendo conduzidas com ajuda de policiais do Grupo de Operações Especiais e de um juiz corregedor de Tupã.

Os presos usaram como armas na rebelião vidros quebrados das celas e, por duas vezes, colocaram fogo em colchões. As chamas foram controladas por bombeiros do lado de fora. A energia foi cortada pelos detentos no início da noite.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir