Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-12-2007

Líderes irão decidir regras da sucessão de Renan Calheiros
Na próxima terça (11), líderes se reunirão para decidir data da nova eleição
Líderes irão decidir regras da sucessão de Renan Calheiros
Foto: www.robertokuppe.com

O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), anunciou, na tarde desta terça-feira (4), que reunirá os líderes partidários na próxima terça-feira (11) para tratar da sucessão de Renan Calheiros (PMDB-AL), que renunciou ao posto nesta tarde.

Na reunião, parlamentares decidirão a data da eleição do novo presidente da Casa, que deve ser do próprio PMDB. O anúncio foi feito logo após a leitura da carta de renúncia por Renan Calheiros. "Este é um assunto para o partido. Nós vamos nos reunir para tratar do novo presidente", explicou o senador Edison Lobão (PMDB-MA).

Renan acompanha da primeira fila do plenário do Senado, com a líder petista, Ideli Slvatti (SC), à sua esquerda, os pronunciamentos em plenário da sessão em que o futuro de seu mandato está sendo decidido.

Progressivamente, alidados de Renan vão até ele para cumprimentá-lo. O primeiro foi o ex-presidente da República José Sarney.

O senador Garibaldi Alves FilhO (PMDB-RN) é o único pré-candidato à sucessão de Renan, até o momento. "O PMDB deve abrir uma disputa com até três ou até quatro nomes", avalia o líder o partido, Valdir Raupp (PMDB-RO).

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgíolio (MA), considerou curioso que a reunião de líderes seja marcada para a véspera do prazo final para a eleição do novo presidente da Casa, que é cinco dias úteis após a data da publicação oficial da saída de Renan. "Se o governo indicar o senador Jarbas [Vasconcelos (PMDB-PE)], não tem problema nenhum. Mas eu gostaria que o senhor marcasse a data de quarta-feira para a eleição do próximo presidente", ponderou, dirigindo-se a Tião Viana.

Tião reafirmou, no entanto, que mantém a programação inicial. "Se amanhã tiver um candidato de consenso, eu convoco a eleição. Mas, por enquanto, o planejamento inicial está mantido."

Líderes decidem na semana que vem regras da sucessão de Renan. Na próxima terça (11), líderes se reunirão para decidir data da nova eleição. Novo presidente do Senado deve ser do próprio PMDB.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir