Categoria Policia  Noticia Atualizada em 04-12-2007

Caso Jean Charles: chefe antiterrorista renuncia
Brasileiro foi baleado por agentes que o confundiram com um terrorista, em 2005
Caso Jean Charles: chefe antiterrorista renuncia
Foto: Akira Suemori/AP

O subcomiss�rio Andy Hayman, chefe das opera��es antiterroristas da Scotland Yard, renunciou nesta ter�a-feira (4), em meio �s cr�ticas recebidas pela morte do brasileiro Jean Charles de Menezes, baleado por agentes que o confundiram com um terrorista.

Hayman, diretor da unidade de opera��es especiais da Scotland Yard, que inclui a brigada antiterrorista, afirmou que deixa o cargo com efeito imediato e que se retira da corpora��o policial.

"Nas �ltimas semanas, ocorreram vazamentos e acusa��es sem fundamento sobre mim que neguei e continuarei negando contundentemente", explicou o subcomiss�rio.

Ele referia-se a informa��es divulgadas em novembro que falavam que o subcomiss�rio seria investigado em rela��o a determinadas despesas e viagens ao exterior acompanhado por uma oficial.

O policial ressaltou que "� o momento adequado" para deixar o cargo, ap�s essas "dolorosas" acusa��es, apesar de j� estar na corda bamba devido a sua conduta no "caso Jean Charles".

Entenda o caso
O brasileiro morreu aos 27 anos, baleado por agentes da brigada antiterrorista de Scotland Yard, em 22 de julho de 2005, na esta��o de metr� de Stockwell, no sul de Londres.

Os policiais confundiram Jean Charles com um dos terroristas que cometeram os atentados fracassados da v�spera contra tr�s esta��es de metr� e um �nibus urbano da capital.

Em agosto, uma investiga��o acusou Hayman de mentir � opini�o p�blica ao n�o informar a tempo seus superiores, entre eles o comiss�rio-chefe da Scotland Yard, Ian Blair, de que tinham matado um inocente.

Segundo a investiga��o da Comiss�o Independente de Queixas � Pol�cia (IPCC), o comportamento de Hayman "conduziu a uma informa��o incorreta ou enganosa divulgada pela pol�cia". Hayman tamb�m ocultou dados a Ian Blair "de forma deliberada", segundo as conclus�es da IPCC.

Em junho de 2006, o subcomiss�rio teve que se desculpar por uma opera��o antiterrorista em Forest Gate, no leste de Londres, na qual seus agentes atiraram em um homem inocente.

Caso Jean Charles: chefe antiterrorista da Scotland Yard renuncia. O subcomiss�rio Andy Hayman renunciou nesta quarta-feira (4). Brasileiro foi baleado por agentes que o confundiram com um terrorista, em 2005.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir