Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-12-2007

Presidente Conselho de Ética arquiva denúncia contra Renan
Renan Calheiros é acusado de participação em esquema de arrecadação ilegal de dinheiro
Presidente Conselho de Ética arquiva denúncia contra Renan
Foto: www.robertokuppe.com

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), anunciou nesta quarta-feira (5) que decidiu arquivar a representação número quatro, impetrada pelo PSOL contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). "Acatei a argumentação de que a denúncia era inepta. A matéria foi para o arquivo", informou ao G1.

O ex-presidente do Senado era acusado de participação em esquema de arrecadação ilegal de recursos em ministérios comandados pelo PMDB. A denúncia foi feita pela revista "Veja". O alagoano nega as acusações.

O pedido de arquivamento foi solicitado na quinta-feira (29) pelo relator da matéria, senador Almeida Lima (PMDB-SE). "A denúncia é inepta. Não há nada contra o senador Renan. Não consta nenhuma acusação contra ele", disse o relator, principal aliado do alagoano no órgão disciplinar.

O objetivo dele é promover o arquivamento sumário da matéria. "Não há motivos para que se analise uma denúncia que não existe. Existem outros casos na Casa, inclusive envolvendo senadores de oposição, que tiveram o mesmo destino", garantiu Almeida Lima.

Ele deu como exemplo de arquivamento sumário uma representação impetrada contra o atual líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR).

O despacho de Leomar Quintanilha foi entregue à Secretaria-Geral do Senado, na noite de terça-feira (4), conforme o próprio senador.

Acusações

Renan ainda responde a outras acusações. Em um caso, ainda sem relator, Renan é alvo da acusação de espionar colegas de Senado, favoráveis a sua cassação. Estariam sendo espionados, conforme a denúncia apresentada pelo PSDB e pelo Democratas, os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marconi Perillo (PSDB-GO).

A denúncia saiu novamente em reportagem da revista "Veja" desse final de semana, mas adicionou que, entre os "arapongas", estariam servidores da polícia do Senado. Além de Renan, a Polícia Legislativa nega as acusações.

Em mais uma representação, travada pela Mesa Diretora e ainda longe de uma investigação, o peemedebista é acusado de liberar emendas para a construção de casas em Murici (AL), cidade natal de Renan, cuja construtora seria fantasma.

Presidente do Conselho de Ética arquiva denúncia contra Renan. Senador acatou recomendação de relator do caso. Renan Calheiros é acusado de participação em esquema de arrecadação ilegal de dinheiro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir