Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 05-12-2007

Motorista de Ladi Dy tinha contato com a espionagem francesa
Pai de Dodi Al Fayed j� havia denunciado que Henri Paul tinha renda muito al�m de seu sal�rio
Motorista de Ladi Dy tinha contato com a espionagem francesa
Foto: Reprodu��o

O franc�s Henri Paul, o motorista do Mercedes-Benz em que estava a princesa Diana de Gales na madrugada de 31 de agosto de 1997 quando sofreu o acidente que a matou, estava em "contato regular" com o servi�o de espionagem franc�s, segundo foi informado nesta quarta-feira, 5, na Suprema Corte de Londres.

Paul, que era sub-chefe de seguran�a do Hotel Ritz em Paris, estava em contato permanente com a pol�cia local e com os servi�os de Intelig�ncia da Fran�a, tratando de "h�spedes importantes" do hotel.

Claude Roulet, assistente pessoal do presidente do Ritz, contou diante do jurado brit�nico como Paul o colocou em contato pessoal com os espi�es da Dire��o de Vigil�ncia de Territ�rio (DST), quando um importante diplomata russo esteve hospedado no hotel.

Roulet narrou em muitos casos que os espi�es pediam para saber os movimentos exatos de personalidades de alto escal�o, e esclareceu que fornecia informa��o.

CONSPIRA��O

O empres�rio eg�pcio Mohamed Al Fayed, cujo filho Dodi morreu na colis�o junto com Diana, est� convencido de que o casal foi assassinado pelos servi�os secretos brit�nicos MI6 sob ordens do duque Phillip de Edimburgo, esposo da rainha Elizabeth II.

Al Fayed acredita que Paul foi pago por espi�es e seguiu ordens dos servi�os de Intelig�ncia quando o carro que dirigia bateu no t�nel da Ponte D´Alma.

"A Pol�cia francesa sabia sobre a chegada dos h�spedes e quando precisava saber o que faziam perguntava aos nossos seguran�as no Ritz para ter alguma informa��o. Informa��o como quem viam, quando saiam ou entravam, etc", declarou Roulet.

O Supremo de Londres foi informado nesta quarta, 5, que Henri Paul foi recomendado para seu posto no Ritz por um agente policial que era um grande amigo seu.

Ap�s ser interrogado se consistia em uma tarefa sua dar detalhes pessoais dos h�spedes � Pol�cia, Roulet explicou: "Normalmente � tarefa do chefe de seguran�a, mas Henri Paul tinha muitos bons contatos na Pol�cia francesa, talvez por isso fosse chamado com mais freq��ncia que seu chefe".

COMPORTAMENTO SUSPEITO
Al Fayed j� havia denunciado que Paul, que ganhava entre 1.500 e 1.700 euros por m�s, tinha 1.256 euros em sua carteira no momento da batida.

O motorista tinha v�rias contas banc�rias e possu�a um total de 170 mil euros em dinheiro e a��es.

Para o pai de Dodi, o valor pode ter sido pago pelos servi�os secretos, ainda que Roulet sugeriu que tamb�m pode ter vindo do pr�prio Dodi.

"N�o acredito que tenham surgido da informa��o que dava a seus contatos essas altas quantias de dinheiro que estavam em sua conta banc�ria. Ele recebeu dinheiro do senhor Al Fayed, que o contratava para trabalhos especiais de seguran�as para ele e sua fam�lia", afirmou Roulet.

A testemunha explicou que o eg�pcio costumava pagar at� cinco vezes ao ano quantias que variavam entre 500 e 2 mil francos.

Motorista de Ladi Dy tinha contato com a espionagem francesa
Pai de Dodi Al Fayed j� havia denunciado que Henri Paul tinha renda muito al�m de seu sal�rio

Fonte: http://ego.globo.com/
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir