Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 06-12-2007

Atirador dos EUA tinha ficha criminal e já foi preso
Jovem foi condenado por um delito grave relacionado a drogas
Atirador dos EUA tinha ficha criminal e já foi preso
Foto: AP

O jovem atirador que matou oito pessoas e se suicidou dentro de um shopping nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (5), já tinha ficha criminal na polícia.

Registros nos condados de Sarpy e de Washington mostram que Robert A. Hawkins, de 20 anos, já foi condenado por um delito grave relacionado a drogas (não foi esclarecido qual foi o crime) e foi considerado culpado por diversas contravenções (entre elas a de beber álcool sendo menor de 21 anos), que lhe valeram uma pena leve de detenção apenas 11 dias antes do crime de ontem.

Ele deveria voltar à corte em duas semanas, diz a agência Associated Press, que detalhou a ficha criminal de Hawkins.

O crime aconteceu em um shopping center de Omaha, no estado de Nebraska. Nove pessoas morreram (incluindo o atirador) e outras cinco se feriram.

Bilhete de adeus
Hawkins entregou um bilhete suicida à sua mãe antes de cometer o crime. "Agora eu vou ser famoso", dizia a nota.

Segundo a polícia, Hawkins havia sido expulso de casa por sua família e se mudou para a casa de Debora Maruca-Kovac, mãe de um amigo seu, em Bellevue, distrito próximo a Omaha.

"Quando ele chegou em casa, era introvertido, um jovem cheio de conflitos que mais parecia um cachorrinho perdido que ninguém queria", disse Debora à Associated Press.

Ela afirmou ainda que Hawkins havia sido despedido de seu emprego numa loja do McDonald"s nesta semana e havia rompido seu namoro recentemente. Segundo Debora, o jovem telefonou para ela por volta da 1h de quarta para dizer que havia deixado um bilhete em seu travesseiro.

Na nota, Hawkins pedia "perdão por tudo" e dizia que não seria mais um peso para sua família.

Esconderijos
Testemunhas disseram que se esconderam em banheiros, armários e sob móveis para fugir dos cerca de doze tiros disparados pelo atirador no shopping.

"Confirmamos que nove pessoas morreram", afirmou a sargento Teresa Negron em uma entrevista coletiva. Dois cinco feridos no incidente, dois se encontram em estado grave.

O atirador teria usado um rifle para efetuar os disparos.

Imagens das redes de TVs norte-americanas mostram o centro comercial rodeado por policiais. Helicópteros sobrevoam a região.

Omaha é a mesma cidade visitada nesta quarta-feira (5) pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que participou de um ato eleitoral de arrecadação de fundos para o Partido Republicano. Mas Bush deixou a cidade horas antes do tiroteio.

No final da noite de ontem, Bush se disse "profundamente consternado" pelo ataque. "Seus pensamentos e suas orações estão com as vítimas e os familiares destas na tarde de hoje", declarou Dana Perino, porta-voz da Casa Branca.

O shopping, com 135 lojas, é o Westroads Mall, um dos mais movimentados da cidade. Lojas e corredores estavam cheios no momento do tiroteio.

Bang, bang, bang
Segundo testemunhas ouvidas pela CNN, o atirador disparou dentro de uma loja chamada Von Maur. "Eu estava por lá, pronto para voltar ao trabalho, quando de repente ouvi esse bang, bang, bang. Pareciam fogos de artifício", disse o norte-americano que preferiu não se identificar.

Comerciantes e consumidores saíram do shopping com as mãos para cima. Muitos disseram aos policiais que se esconderam nos provadores de roupa assim que ouviram os tiros.

Atirador dos EUA tinha ficha criminal e já foi preso. Jovem foi condenado por um delito grave relacionado a drogas. Ao todo, nove pessoas morreram, incluindo o atirador.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir