Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 06-12-2007

20% DOS DEVEDORES PROCURAM ACORDO
A renegocia��o de d�vidas � uma pr�tica que vem crescendo entre devedores e credores, inclusive no com�rcio de Itapemirim e Marata�zes
20% DOS DEVEDORES PROCURAM ACORDO

A renegocia��o de d�vidas � uma pr�tica que vem crescendo entre devedores e credores, inclusive no com�rcio de Itapemirim e Marata�zes. Nesta �poca do ano por conta da aproxima��o do Natal, os acordos se tornam ainda mais freq�entes. Isso porque o consumidor que est� com o nome na lista dos maus pagadores do Servi�o de Prote��o ao Cr�dito (SPC) querem resolver seu poder de compra, o que exige regularizar as pend�ncias deixadas para tr�s.

A CDL de Itapemirim e Marata�zes estima que cerca de 20% dos inadimplentes com o com�rcio de Itapemirim e Marata�zes, ir�o regularizar suas d�vidas, isto por causa da proximidade das festas de fim de ano.

No final do ano, essa situa��o � muito comum e o n�mero de acordos cresce bastante, tendo em vista o recebimento do 13� sal�rio, abonos, etc.

Temos verificado que as pessoas que mais procuram renegociar seus d�bitos t�m mais de uma d�vida na pra�a, por�m os valores n�o chegam a ser exorbitantes.

Tamb�m ressaltamos que os credores influenciam o processo, incentivando o procedimento, dividindo em v�rios pagamentos e at� liberando o cliente dos juros.
Economistas nacionais acreditam que a maioria dos consumidores cujos nomes est�o inclu�dos no Servi�o de Prote��o ao Cr�dito, deve valores pequenos aos credores. Eles destacam que, em muitos casos, o d�bito � t�o pouco expressivo que n�o compensa ao credor levar a justi�a.

Para os economistas, a facilidade de aquisi��o de cr�dito no mercado tem impulsionado as pessoas a regularizar seus d�bitos pendentes j� que s� com o nome limpo � poss�vel voltar a comprar pagando a prazo.

Em resumo, um bom acordo � ben�fico para ambas as partes (devedor e credor), porque o lojista consegue receber um neg�cio que na verdade, estaria perdido, e o consumidor recupera o cr�dito e volta a comprar a prazo.

Fonte: Informativo do Lojista CDL
 
Por:  Cidauro Mesquita Bourguignon    |      Imprimir