Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 06-12-2007

BARATO QUE SAI CARO
Certamente grande parte dos consumidores v� com bons olhos as feiras itinerantes que costumam circular pelo litoral do Esp�rito Santo
BARATO QUE SAI CARO

Certamente grande parte dos consumidores v� com bons olhos as feiras itinerantes que costumam circular pelo litoral do Esp�rito Santo, em especial no litoral sul, nos meses de ver�o, oferecendo uma grande variedade de produtos a pre�os relativamente baixos.

Entretanto, cabe frisar que os baixos pre�os oferecidos escondem custos muito maiores que o valor da mercadoria em si, os quais tamb�m devem ser levados em conta.

Os produtos comercializados pela maioria destas feiras s�o de reconhecida baixa qualidade e, tamb�m na maioria das vezes, vendidos sem a respectiva e necess�ria nota ou cupom fiscal. Trocando em mi�dos: Adeus Garantia! Somemos esse risco ao pre�o inicial e o valor j� n�o � t�o baixo assim.

Outro custo que acompanha estas feiras � o de car�ter social. Sabe-se que a maioria destes eventos enfraquece o com�rcio local, presa f�cil de sua concorr�ncia, por vezes desleal.

Da� em diante, a equa��o fica f�cil: com�rcio enfraquecido = desemprego + queda de arrecada��o de ICMS = popula��o prejudicada. O resultado final desta conta tamb�m deve ser somado ao pre�o das mercadorias oferecidas em feiras itinerantes.

Enfim, considerados os custos ora demonstrados, os quais se escondem por tr�s do pre�o estampado na mercadoria, temos a demonstra��o pr�tica daquela velha m�xima do "barato que sai caro".

* Artigo de Dr. Emerson Linhares - Advogado da CDL

Fonte: Informativo do Lojista CDL
 
Por:  Cidauro Mesquita Bourguignon    |      Imprimir