Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 09-12-2007

Tremor de terra derruba casas e mata criança em MG
Abalo teve intensidade estimada de 5 graus na escala Richter.
Tremor de terra derruba casas e mata criança em MG
Foto: Prefeitura Municipal de Itacarambi/MG

Uma criança de 5 anos morreu e seis pessoas ficaram feridas após um tremor de terra na comunidade rural de Caraíbas, no município de Itacarambi, no Norte de Minas Gerais. Dois feridos estão em estado grave e quatro tiveram ferimentos leves.

Segundo o Sistema de Comando em Operações (SCO), instalado na cidade para o gerenciamento de desastres, o tremor atingiu 76 casas. Do total, seis foram destruídas.

O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Vieira Barros, afirmou ao G1 que o abalo foi registrado pouco depois da meia-noite e teve intensidade estimada de 5 graus na escala Richter.

Segundo Barros, o epicentro do abalo foi em Caraíbas.

Moradores dos municípios de Manga e Januária também sentiram os tremores.

A terra naquela região já vinha tremendo desde maio deste ano. Em outubro, uma equipe do observatório esteve duas vezes no local e instalou uma rede sismográfica com seis estações, que permitiram localizar os tremores
O professor explicou que "sismos rasos", como o de Itacarambi, podem produzir vibrações dos terrenos em regiões próximas. "Como Caraíbas está pertinho de lá, as casas caíram em função disso", afirmou.

Ele avalia que a queda das casas pode ter ocorrido também pela qualidade das construções, já que é uma das regiões mais pobres do estado.

O abalo está entre os 15 maiores tremores registrados no Brasil. O maior tremor já registrado no país foi de 6,2 pontos na escala Richter e ocorreu em 1955, no norte do Mato Grosso.

"Mas esta (em Itacarambi) foi a primeira vez, que eu saiba, em que houve uma morte direta causada por um terremoto no Brasil", afirmou. Barros e sua equipe partiram hoje para o norte de Minas para coletar os dados registrados pelas estações e fazer uma análise mais detalhada da intensidade e profundidade do tremor.

O Governo de Minas Gerais divulgou nota informando que autorizou a reconstrução das casas atingidas pelo tremor de terra.

(Com informações da Agência Estado)

Tremor de terra derruba casas e mata criança em MG.Outras seis pessoas ficaram feridas e estão internadas.Abalo teve intensidade estimada de 5 graus na escala Richter.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir