Categoria Educação  Noticia Atualizada em 17-12-2007

2º dia de vestibular da Unesp teve textos pesados
Vestibulando pode ter ficado confuso com tamanho dos enunciados.
2º dia de vestibular da Unesp teve textos pesados
Foto: http://g1.globo.com

Os textos e enunciados longos se destacaram no segundo dia do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp ), realizado nesta segunda-feira (17). Os candidatos fizeram as provas específicas discursivas de humanas, exatas e biológicas, conforme o curso em disputa no processo seletivo. Os candidatos resolveram 25 questões discursivas específicas.

Os exames são compostos da seguinte maneira:


área de humanidades: dez questões de história, nove de geografia e seis de língua portuguesa;
área de ciências exatas: dez questões de matemática, nove de física e seis de química;
área de ciências biológicas: dez questões de biologia, seis de química, cinco de física e quatro de matemática.

"Talvez os candidatos tenham se assustado com o tamanho e com a complexidade dos enunciados do exame de português", afirmou a professora do curso Objetivo, Elizabeth de Melo Massaranduba. "Mas a prova estava muito bem feita e, às vezes, o enunciado já dava o caminho da solução."

O mesmo aconteceu nas provas de matemática, aplicadas apenas para os candidatos de exatas e biológicas. De acordo com o coordenador-geral do Etapa, Élio Mega, os textos longos podiam confundir um vestibulando menos preparado. "Muito enunciado dá a dica da resposta. Se o candidato não se assustasse e lesse com cuidado, conseguia fazer a prova. Era preciso ser persistente".

Mega ainda enfatizou que o exame teve questões contextualizadas e que, em humanas, até houve uma abordagem interdisciplinar, a partir de textos de Euclides da Cunha.

Para os especialistas ouvidos pelo G1, as provas mantiveram o mesmo nível do vestibular passado. "A prova é boa para um aluno bom. Não foi fácil, mas também não teve grandes dificuldades", afirmou o coordenador de Física do Objetivo, Eduardo Figueiredo.

Para o coordenador-geral do sistema Anglo, Nicolau Marmo, o exame foi bem elaborado. "Não tem pegadinha, leitura de rodapé de livros. São sempre temas fundamentais que são abordados. E foi mantido o mesmo nível de dificuldade do ano passado", afirmou.


2º dia de vestibular da Unesp teve textos pesados

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir