Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 17-12-2007

Bombardeio deixa ao menos 12 mortos na Somália
O ministério da Cultura fechou acordo com museus americanos para rever as peças.
Bombardeio deixa ao menos 12 mortos na Somália
Foto: Folha Online

Um ataque com morteiros nesta segunda-feira deixou ao menos 12 mortos --entre eles uma mãe e seus três filhos pequenos-- e dezenas de feridos em Mogadício, na Somália, afirmaram testemunhas.

O bombardeio matou duas pessoas no mercado de Bakara e outras dez ao norte de Mogadício.

"Eu vi ao menos dez corpos, entre eles o de uma mãe e seus três filhos pequenos, que eram meus vizinhos", disse Abdullahi Dhegey, que reside na capital somali. De acordo com fontes médicas, ao menos 50 pessoas ficaram feridas.

A Somália assiste a uma intensificação nas atividades dos rebeldes. Sem um governo central estável desde 1991, o país encontra-se mergulhado em violência. A ONU (Organização das Nações Unidas) considera que a crise humanitária na Somália é a pior da África.

De acordo com um oficial do Ministério da Segurança, um grupo de radicais islâmicos afastado do poder há um ano, após uma ofensiva apoiada pelo Ocidente, começou a ressurgir. Segundo ele, o governo não parece ter condições de detê-lo.

Um grupo local de voluntários afirma que cerca de 6.000 civis morreram apenas neste ano no país, atingidos por bombardeios, ataques suicidas e batalhas nas ruas.

"Se o atual padrão de violência interna e desatenção externa for mantido, as conseqüências serão catastróficas para a paz na região, para a imagem e a reputação da ONU e, sobretudo, para os sofridos civis somalis", advertiu o enviado especial da ONU no país, Ahmedou Ould-Abdallah.

A ONU solicitou nesta segunda o apoio da comunidade internacional para o lançamento de um novo esforço para criar um governo de unidade na Somália.

Cerca de 3 milhões de somalis fugiram de seu país durante os 17 anos de conflito interno, nos quais clãs, grupos armados e forças estrangeiras se enfrentam pelo controle do país.

Abdallah considerou que, se for necessário, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) deveria prontificar-se a assumir uma missão para estabilizar o país.

Bombardeio deixa ao menos 12 mortos na Somália

Fonte: Folha Online
 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir