Categoria Policia  Noticia Atualizada em 18-12-2007

Outro shopping de Law é fechado pela prefeitura
O Shopping 25 de Março, localizado na Rua Barão de Duprat, na região central de São Paulo, foi fechado na manhã desta terça-feira (18).
Outro shopping de Law é fechado pela prefeitura
Foto: G1

O Shopping 25 de Março, localizado na Rua Barão de Duprat, na região central de São Paulo, foi fechado na manhã desta terça-feira (18). De acordo com o secretário de Habitação, Orlando de Almeida, o estabelecimento pertence à empresa Calinda, do chinês Law Kin Chong, apontado pela autoridades como chefe do contrabando na cidade. O shopping foi fechado porque não apresentava condições adequadas de segurança.



"Havia hidrantes obstruídos, fiação elétrica exposta próxima a material inflamável, escadas rolantes inadequadas", explica o secretário. O shopping será emparedado após a operação ser concluída. Além da secretaria de Habitação, participam da ação a Subprefeitura da Sé e agentes da Receita Federal e da Secretaria da Fazenda. "Foram aprendidas mercadorias ilícitas contrabandeadas e pirateadas", diz Almeida. Após a operação, o Shopping 25 de Março será emparedado.



É o segundo estabelecimento de Law fechado pela prefeitura em operações na região central. Em novembro, o Shopping 25 Brás foi fechado por falta de alvará de funcionamento, mas voltou a abrir as portas no fim do mês após uma liminar ser concedida pela Justiça. A prefeitura prometeu recorrer na ocasião, mas, até esta terça-feira (18), o espaço continuava funcionando normalmente.

O G1 entrou em contato com Miguel Pereira Neto, advogado de Law, que, desde que as acusações contra seu cliente começaram, alega que ele sofre perseguição e que é apenas um empresário. Questionado sobre o Shopping 25 de Março, ele ficou de verificar se Law é proprietário do local e se posicionar.



Na cadeia
Na segunda-feira (17), o Ministério Público Federal (MPF) denunciou Law Kin Chong à Justiça Federal pelo crime de descaminho (importar produtos sem pagar os impostos devidos), cuja pena é de 1 a 4 anos de prisão. Ele segue preso na sede da Polícia Federal na Lapa, Zona Oeste da cidade. Antes do Shopping 25 Brás ter sido fechado por falta de licença, ele teve sua empresa multada em R$ 2.436.448 e foi chamado de bandido pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).



Ele foi preso em flagrante (veja fotos) por crimes de lavagem de dinheiro, descaminho, e contrabando, após fiscalização revelar que mercadorias irregulares estavam armazenadas no Shopping Pari, empreendimento do qual Chong faz parte.

Na época, o advogado, Miguel Pereira Neto, disse que seu cliente é inocente. "A imagem que foi criada do Law não confere com a realidade. Ele não é contrabandista e não importa nem uma agulha. Ele apenas aluga os espaços", afirma, garantindo que o Shopping 25 esta dentro da lei. "A prefeitura tem direito de apresentar recurso, todos tem, mas a atividade esta dentro da regularidade."



Insistindo que seu cliente não é proprietário e nem tem culpa por mercadorias irregulares terem sido encontradas em seu empreendimento, o defensor reclama. "É um barulho enorme, confundem tudo. Se eu alugo um imóvel e esse imóvel é ocupado por um traficante de drogas eu sou culpado pelo tráfico?", argumenta. "Em vez de facilitar algo ilícito, esses lugares facilitam a fiscalização do poder público, isso sim. Quando um pequeno comerciante que estava na rua aluga um box em um shopping popular ele pode ser identificado. São pessoas que estão trabalhando, não roubando"

Outro shopping de Law é fechado pela prefeitura

Fonte: G1
 
Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir