Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 19-12-2007

Idosos são confinados
Todos os idosos com mais de 65 anos tem direito por lei a gratuidade nos ônibus
Idosos são confinados
Foto: Felipe Campos

Uma cena constrangedora vem acontecendo com os idosos em Marataízes e Itapemirim que usam a Viação Sudeste para se locomover. Muito tem de permanecer em pé na frente do ônibus, pois a partir dos quatro acentos todos os demais têm de permanecer naquele local confinados e sujeitos a sofrerem um acidente. Todos os idosos com mais de 65 anos tem direito por lei a gratuidade nos ônibus.

Nessa última quinta-feira os passageiros se revoltaram e pediram a intervenção da Polícia Militar. Os PM Brandão e Wberlan usando de bom senso retirou os mais de 6 idoso que se espremiam na frente do ônibus e colocaram nas cadeira passando pela porta dos fundo. Nesse momento metade das cadeiras do coletivo que fazia a linha circular-Bairro Santa Teresa estava desocupada, muitos viajaram quilômetros em pé.

Uma senhora de 73 anos disse que pega passagem para ter o direito de viajar sentada. Outra falou que a cena é deprimente nos horários de pico. "Os velhinhos ficam amontoados na frente, já presenciei um freada que todos foram arremessados para frente", disse uma passageira revoltada. Afirmaram ainda que em dia de pagamento a situação fique ainda mais grave.

O motorista ponderou que é ordem da empresa, mas reconhece o perigo de circular com passageiros idosos em pé. O problema foi gerado quando a empresa Sudeste colocou a catraca perto da porta de entrada e próximo ao motorista gerando essa violação aos direitos universais dos idosos.

O Ministério Público de Marataízes já notificou a empresa sobre o problema dos idosos, mas no pedido a Promotoria diz do cumprimento do percentual de 10% das cadeiras para os idosos. As Promotoras da Justiça Jéssica Lima da Luz e Valéria Barros Duarte disse que o promotor que relatou a empresa está de férias e que agora diante da gravidade do caso tomarão as devidas providências para garantir os direitos dos idosos de serem conduzidos pela Sudeste de forma mais humana.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir