Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-12-2007

MP notifica dona-de-casa por criação de cães
Mulher mantém cem cães no quintal de casa, em Dourados (MS)
MP notifica dona-de-casa por criação de cães
Foto: Reprodução

A dona-de-casa Maria Estela Cabral foi notificada pelo Ministério Público Estadual (MPE) para colocar fim à criação de cachorros em sua própria casa, em Dourados (MS). Ela mantém cem cães, a maioria vira- latas, que são abandonados pelas ruas da cidade.

Segundo o MP, a matilha de Maria é considerada uma ameaça à saúde pública. Apesar de justificar a criação dizendo que é apaixonada pelos animais, a dona-de-casa está infringindo leis e colocando em risco a saúde da população.

"É uma missão acolher esses cachorros abandonados, maltratados, com fome, sede, sarna. Eu comecei a pegar amor naquelas criaturinhas tão carentes, precisando de carinho. Eu também fui me envolvendo, porque a gente precisa doar um pouco do amor que a gente tem", diz.

Para manter os animais, Maria recebe doações e gasta a maior parte do salário dela e do marido. Os gastos mensais com os vira-latas ultrapassam R$ 1 mil. Uma parceria com uma universidade privada garante o atendimento sanitário, que é feito por alunos do curso de veterinária.

Maria tem até o dia 15 de janeiro para apresentar um projeto técnico à Promotoria e terá de retirar os animais da casa. Uma lei estadual proíbe esse número de animais em perímetro urbano. O local também necessita de uma infra-estrutura especial e canis para abrigar os cães.

Segundo o veterinário do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), Fernando Bastos, a dona-de-casa está infringindo algumas leis, uma delas a de uso do solo. "Ela precisa de um projeto para ter um canil capaz de abrigar tantos animais, além de rede emissora dos dejetos", afirmou.

Bastos explica também que ela está em contradição com a lei estadual 2990/05, que regulariza no máximo 10 animais por residência. "Se a pessoa quiser ter mais, é necessário comprovar ao CCZ que tem condições de criar os animais em quantidade numerosa", disse. "Ela não tem nenhum técnico responsável e a área em que ela cria os animais é residencial, fica numa zona urbana."

Como o bairro onde vive não tem rede de esgoto, Maria tem três fossas sépticas no quintal. Duas delas só para os dejetos dos cães. Agora, ela pretende trocar a casa por uma chácara, para viver em paz com os animais.

"Eu não vou me separar dos cachorros. Mandar para o CCZ nem pensar, porque eu tenho certeza que, se forem doados, mais tarde as pessoas vão jogá-los na rua. Eu já recolhi vários cães que o Centro de Zoonoses também já doou", diz. "Eles são metade da minha vida. Se tirarem esses bichinhos de mim eu não vou agüentar."

MP notifica dona-de-casa por criação de cães

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir