Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-12-2007

Ouvidor da PM reconhece tortura em jovem de Bauru
'O que houve em Bauru � uma coisa abomin�vel', disse J�lio Neves, em Bauru
Ouvidor da PM reconhece tortura em jovem de Bauru
Foto: Reprodu��o

O ouvidor substituto da Pol�cia Militar (PM) de S�o Paulo, J�lio Cesar Neves, reconheceu nesta quarta-feira (19) que o adolescente de 15 anos morto no s�bado (15) em Bauru, a 343 km de S�o Paulo, foi torturado. "O que houve em Bauru � uma coisa abomin�vel. Nem no pico mais alto de uma guerra pode haver tortura", disse.



Neves foi � cidade do interior paulista para tomar

conhecimento oficial do ocorrido com o jovem. "Se nem na guerra pode haver tortura, como que aqui, depois de um menino ser dominado, vem a ocorrer tudo isso a�, resultando na sua morte?", questionou o ouvidor.



O adolescente estava em casa quando foi surpreendido por seis policiais, na madrugada de s�bado. O grupo procurava por uma moto roubada. O jovem morreu horas depois, ap�s dar entrada no pronto-socorro central.



O advogado de um cabo e tr�s soldados que participaram da a��o alegam que o jovem teria passado mal no momento em que era feita a abordagem. Eles contestaram a hip�tese de que os PMs tivessem espancado e torturado o adolescente.



O caso revoltou a popula��o da cidade. Houve uma grande manifesta��o no n�cleo Mary Dota, onde a v�tima morava. Os peritos da pol�cia passaram o domingo (16) avaliando os estragos do protesto contra a PM. Sem�foros e placas de sinaliza��o ficaram danificados. A principal avenida do bairro foi fechada pelos moradores no s�bado. Eles queimaram faixas, cartazes e depredaram telefones p�blicos.

Na ter�a-feira (18), o Instituto M�dico-Legal (IML) de Bauru, confirmou que o adolescente foi torturado com choques el�tricos e teve uma parada card�aca provocada pelas descargas. O corpo do jovem apresentava 30 les�es causadas por choques.



Em nota oficial, a Pol�cia Militar reconheceu que houve ind�cios de crime militar. O Comando da PM vai apurar as circunst�ncias da morte do adolescente. Ainda segundo a nota, os policiais envolvidos afirmaram que encontraram na casa da v�tima uma por��o de maconha e pe�as de ve�culos supostamente roubadas. Os seis policiais foram interrogados e encaminhados ao pres�dio Rom�o Gomes, em S�o Paulo.

Um inqu�rito sobre o caso tamb�m foi aberto pela Pol�cia Civil, que pretende esclarecer d�vidas, como a apreens�o das drogas na casa do jovem. O laudo do IML refor�a a tese de que o menor foi torturado, o que, para o Minist�rio P�blico, s� agrava a situa��o dos policiais presos.

Ouvidor da PM reconhece tortura em jovem de Bauru.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir