Categoria Educação  Noticia Atualizada em 19-12-2007

Questão de inglês da UFSCar teve imprecisão
Segundo professores, pergunta pedia análise sobre o parágrafo errado
Questão de inglês da UFSCar teve imprecisão
Foto: http://g1.globo.com

A prova de inglês do primeiro dia de vestibular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar ) deixou uma "pegadinha" para o candidato. A questão 28 perguntava sobre os resultados de um estudo científico que estariam contidos no terceiro parágrafo de um texto da revista "Time". Mas não estavam: eles apareceram somente no quarto parágrafo. A imprecisão foi criticada por professores de cursinhos ouvidos pelo G1.

O equívoco pode ter dado uma dor de cabeça ao vestibulando durante os momentos de nervosismo da prova. "Acho que pode ter prejudicado, sim, o aluno. Como o terceiro parágrafo é longo e com algumas palavras difíceis, o estudante pode ter ficado confuso", afirmou o coordenador de inglês do curso Etapa, Alahkin de Barros Filho.

A professora de inglês do curso Anglo Sirlene Aarão pondera que estudantes que já conhecem a revista e têm vocabulário, logo percebem o erro da banca examinadora. "Mas a questão é um guia para o aluno. Sinaliza por qual caminho deve seguir. É importante que a orientação apareça correta", diz.

A coordenadora de inglês do Objetivo, Cristina Armaganijan, avalia que o exame exigiu vocabulário dos estudantes e que foi composta, basicamente, por questões de interpretação.

Português na contramão
O professor de português do curso Anglo Eduardo Bucci criticou a prova de português aplicada nessa quarta. "Não é uma prova boa como os outros vestibulares que a gente tem visto. Há questões que se tornam difíceis porque são antiquadas, caretas. Acabam pedindo nomenclatura gramatical ou memorização do nome de um sermão", diz.

O coordenador de português do Objetivo concorda que a prova tem perfil "conservador". "E as questões abertas estão muito além da média do que os vestibulandos estuda no ensino médio."

A redação abordou a influência da globalização no padrão de beleza, o que foi considerado pouco usual por Bucci, e sem grandes dificuldades para o candidato.

O processo seletivo
A UFSCar divulgou o gabarito e a prova do primeiro dia do vestibular, realizado nessa quarta-feira.

O primeiro dia de provas do vestibular 2008 da UFSCar teve 8,5% dos candidatos ausentes. Isso significa que 2.280 vestibulandos, dos 26.901 esperados, deixaram de fazer o exame.

Nesta quinta (20), será a vez das provas de química, matemática e história, com dez questões objetivas e cinco discursivas cada e por último, na sexta-feira (21), os vestibulandos farão as provas de biologia, física e geografia, com dez questões objetivas e cinco discursivas cada.

Questão de inglês da UFSCar teve imprecisão.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir