Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 20-12-2007

Jovem vive em galeria subterrânea no RS
Rapaz de 21 anos mora em buraco de seis metros quadrados por um metro de altura
Jovem vive em galeria subterrânea no RS
Foto: Daniel Marenco/ Zero Hora/ Ag. RBS

Marcelo Camargo Machado, de 21 anos, vive em um buraco de seis metros quadrados por um metro de altura, sem ventilação, em Porto Alegre. De acordo com reportagem do jornal "Zero Hora", ele diz que decidiu morar na rua, pois apanhava do pai e foi negligenciado pela mãe, que tinha outros sete filhos.



Na galeria subterrânea, Machado usa um papelão como colchão. "No verão é frio, e no calor é abafado. Mas eu me viro", diz. Para espantar ratos e baratas que aparecem no local, ele usa pedras. "É ruim, mas eles nem incomodam mais", afirma.

Nos dias mais quentes, o jovem se refresca em um lago de água esverdeada, impróprio para banho.

Para se vestir e se alimentar, Machado depende da boa vontade alheia. Vizinhos dão roupa e comida. Quando não consegue doações, ele disputa o lixo com cães e gatos.

Abrigos
Se optasse por usar serviços da prefeitura, Machado teria alimentação, poderia fazer documentos e tomar banho em chuveiros. Mas, de acordo com reportagem do "Zero Hora", ele diz que não gosta de ir para abrigo público.

A assessoria de comunicação da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) confirmou essa informação. Segundo a assessoria, o jovem "se nega a utilizar os espaços públicos do Atendimento Social de Rua". A assessoria informou, ainda, que não é possível retirar à força pessoas da praça.

Jovem vive em galeria subterrânea no RS.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir