Categoria Policia  Noticia Atualizada em 23-12-2007

Direção do Masp anuncia que museu será reaberto nesta quarta
A direção do Masp anunciou neste sábado (22) que o museu será reaberto
Direção do Masp anuncia que museu será reaberto nesta quarta
Foto: www.g1.com.br

A direção do Masp anunciou neste sábado (22) que o museu será reaberto na próxima quarta-feira. No entanto, afirmou que o público só vai poder entrar quando o local apresentar mais segurança.

Enquanto isso, a porta que foi arrombada com um macaco hidráulico na madrugada do dia 20 já recebeu mais proteção.

  • Recompensa

    A recompensa para quem achar as obras roubadas é de R$ 100 mil. A oferta foi feita pelo empresário Jorge Yunes. "O valor que foi doado é simples, é mais simbólico, é uma preocupação cultural de devolver as obras", diz ele.

    O furto dos quadros "O lavrador de café", de Cândido Portinari, e "Retrato de Suzanne

    Bloch", de Pablo Picasso, reabriu a discussão sobre a crise do museu. Em maio, a energia foi cortada por falta de pagamento e os vigias relataram que, no dia do assalto, as luzes estavam apagadas para economizar. O resultado foi a pouca utilidade do sistema de câmeras.

    "A crise financeira afetou a segurança", diz o embaixador Rubens Barbosa, que já fez parte do conselho do museu. "Não ter sensor, não ter alarme, isso foi a gota d'água para mostrar a má gestão que está acontecendo no museu há quase 14 anos", completou.

    A polícia faz uma perícia detalhada das imagens do circuito interno. Os primeiros depoimentos dos vigilantes revelaram que eles não tinham treinamento nem licença da Polícia Federal.

    A direção do Masp admite que eles eram preparados apenas para orientar o público. "Você tem que partir do princípio de que quem vai ao museu não vai para roubar", disse Júlio Neves, presidente do Masp.

    A assessoria do museu disse que há 14 anos não há uma chapa de oposição na eleição para a presidência. E acrescentou que se alguém quiser contestar a atual administração, que entre democraticamente nesta disputa.

    Direção do Masp anuncia que museu será reaberto nesta quarta


    Fonte: www.g1.com.br
  •  
    Por:  Gabriel Tanure Sad    |      Imprimir